Ir para o conteúdo

Equitana: mercado europeu deseja o cavalo Mangalarga Marchador

A maior feira equestre do mundo teve início neste sábado (9), em Essen, com pavilhões lotados e muito movimentados durante

Mais um ano presente na Equitana junto ao estande da Agromaripá, a presidente da Associação Europeia do Mangalarga Marchador (EAMM), Astrid Oberniedermayr falou sobre o trabalho nestes 10 anos da entidade, ressaltando o interesse dos europeus – em especial os alemães – pelos cavalos da raça. “Isto é resultado do trabalho iniciado lá atrás, com o projeto Vitrine Mangalarga Marchador na Equitana, ainda quando o presidente da Associação Brasileira era o Magdi Shaat, e que continua sendo feito pelo criador Marcelo Baptista Oliveira, através da Agromaripá, pela quinta edição presente na maior feira de cavalos do mundo”, disse.

Dieter Mader e Astrid Oberniedermayr, presidente da EAMM

Presidente desde a criação da EAMM, Astrid acaba sendo a referência do Mangalarga Marchador na Europa e afirma que a entidade somente não cresceu pela falta de animais e a impossibilidade de importá-los.

“Existe interesse real do europeu no Mangalarga Marchador, pois é um cavalo perfeito para este mercado, especialmente a Alemanha. Ele pode ser usado por aqueles que querem ter seus próprios cavalos para montar ou mesmo fazer cross country, equitação de trabalho e até adestramento. O Mangalarga Marchador é ideal para tudo isso, além de ser muito sensível e bonito. Todas estas características são muito bem aceitas em nosso mercado, então, se os cavalos pudessem chegar aqui, com certeza teríamos uma entidade em pleno crescimento”, continuou Astrid.

Contando com cerca de 100 membros, a Associação é enxuta e para manter seus associados, busca subsidiar clínicas para que o interesse pela raça continue.

No estande da Agromaripá na Equitana, a pergunta que Astrid mais ouve é: “onde estão os cavalos?” Todos ficam muito ansiosos em experimentar os animais. “A Agromaripá já é famosa na Europa por seus cavalos e tem uma ótima reputação aqui, então, como não estamos com animais na feira, mostramos o criatório brasileiro através de vídeos e, na sequência, vem mais uma pergunta: “quando podemos importar estes cavalos?” O Marcelo Baptista é um visionário e faz um importantíssimo trabalho de marketing para o Mangalarga Marchador, além de sempre ajudar os interessados na raça, por acreditar no mercado europeu”.

Astrid, assim como os criadores brasileiros, espera que as barreiras sanitárias com o Brasil sejam sanadas o quanto antes para que na Equitana 2021 os animais voltem à feira, sendo possível até a realização de um leilão de Mangalarga Marchador no evento.

“Acredito muito no crescimento do Mangalarga Marchador na Europa. Vários países tem o perfil para aquisição da raça, só está faltando a possibilidade de importação. Continuamos na expectativa”, finalizou.

Sobre a Equitana

Considerada a maior feira equestre do mundo, a Equitana acontece este ano de 9 a 17 de março, contando com mais de 750 expositores de diversas localidades, abrangendo todos os segmentos da cadeia produtiva do cavalo. Reunindo mais de 200 mil visitantes a cada edição, o evento acontece a cada dois anos, sempre no mês de março e oferece atrações não apenas para a área comercial, mas também conta com seminários, conferências, concursos e shows equestres.

Pelo grande potencial do Brasil, a Equitana elegeu desde 2010 a profissional Patrícia Opik como representante comercial do evento. Com isso, os participantes das edições da feira de 2011 até este ano puderam conhecer um pouco mais da equideocultura brasileira, pois contam com estandes de empresas e criatórios locais, além da ampla participação também do público, que aumenta a cada edição.

Mais informações podem ser obtidas no site www.equitana.com ou direto com Patrícia Opik pelo telefone (11) 99624-3377.

 

Por Susi Freitas

16 Mai. 09h00
Programa Charrua Rural

Uruguaiana (RS)

Programa Charrua Rural

Lance Rural

16 Mai. 10h00
70º Leilão A Pecuária Não Para

Bauru (SP)

70º Leilão A Pecuária Não Para

Lance Rural

16 Mai. 10h00
Leilão Excelência da Raça

Campo Largo (PR)

Leilão Excelência da Raça

Lance Rural

16 Mai. 12h00
2° Leilão Top Safra Nelore Santa Catarina & Convidados

Londrina (PR)

2° Leilão Top Safra Nelore Santa Catarina & Convidados

Canal do Criador | Lance Rural

16 Mai. 12h00
Leilão JBJ Ranch e Amigos Weekend

Nazário (GO)

Leilão JBJ Ranch e Amigos Weekend

Lance Rural

16 Mai. 12h00
Leilão Virtual DNA do Corte

Paraíso (TO)

Leilão Virtual DNA do Corte

Lance Rural

16 Mai. 13h00
24º Leilão Cabeceira do Araguaia

Mineiros (GO)

24º Leilão Cabeceira do Araguaia

Lance Rural

16 Mai. 13h00
1º Leilão Maringá Select

Maringá (PR)

1º Leilão Maringá Select

Lance Rural

16 Mai. 13h00
Leilão Nelore Pintado Zeus Rubro Negro – 2ª Etapa

Birigui (SP)

Leilão Nelore Pintado Zeus Rubro Negro – 2ª Etapa

Canal Rural | Lance Rural

16 Mai. 14h00
Remate Cia Azul Nova Geração

Uruguaiana (RS)

Remate Cia Azul Nova Geração

Lance Rural

16 Mai. 17h00
Leilão de Produção Reconquista

Porto Alegre (RS)

Leilão de Produção Reconquista

Lance Rural

16 Mai. 18h30
29ª Feira do Terneiro (a) de São José do Cerrito

São José do Cerrito (SC)

29ª Feira do Terneiro (a) de São José do Cerrito

Lance Rural