Embrapa lança Compost Barn “Vacas e Pessoas Felizes”

Campo experimental promove o bem-estar animal e proporciona uma rotina de trabalho mais confortável

Foto: Associação Brasileira dos Criadores de Girolando

A Embrapa Gado de Leite inaugurou na última quinta-feira (12), em Coronel Pacheco (MG), o Compost Barn “Vacas e Pessoas Felizes”. Trata-se de um campo experimental para pesquisas em um tipo de sistema de produção ainda pouco estudado. O presidente da Girolando, Odilon de Rezende Barbosa Filho, participou da solenidade de inauguração, juntamente com outras lideranças do setor, como o presidente da Embrapa, Celso Moretti, o chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo do Carmo Martins, e o deputado federal Domingos Savio. O técnico da Girolando, Samuel Bastos, também participou do evento.

Segundo a Embrapa, o Compost Barn, além de promover o bem-estar animal, devido a um ambiente seco e climatizado, também proporciona uma rotina de trabalho mais confortável para produtor e empregados. Há muita tecnologia embarcada no sistema que a Embrapa está entregando. Câmeras e diversos sensores monitoram todo o ambiente, fornecendo informações sobre a temperatura, a atividade das vacas e iluminação. O foco será a produção de conhecimento. Tudo isso, segundo a entidade, favorece o trabalho dos profissionais envolvidos e facilita a tomada de decisão do produtor.

A adoção do Compost Barn tem crescido entre os produtores nacionais. Já são mais de dois mil em funcionamento, mas há poucos resultados de pesquisa sobre a tecnologia. O sistema Embrapa tem capacidade para receber 100 vacas das raças Holandês e Girolando, além de um composto convencional para recria. A estrutura será fonte de pesquisas, gerando indicadores sobre a sua utilização em ambiente tropical, preenchendo uma importante lacuna.

Fonte: Associação Brasileira dos Criadores de Girolando | Lance Rural

Próximos Leilões

04 ABR 13h00

Londrina (PR)

16º Leilão de Produção João Andrade & Convidados

Canal Rural | Lance Rural

04 ABR 16h00

Porto Alegre (RS)

Leilão Solidário

Lance Rural

04 ABR 19h00

Porto Alegre (RS)

VI Leilão Cinco Salsos – Sangue & Raça

Lance Rural

05 ABR 09h00

Londrina (PR)

Leilão Virtual Touros Topázio Grama Senepol

Canal Rural | Lance Rural

05 ABR 21h00

São Paulo (SP)

Leilão Virtual Gado Jovem

Canal Rural | Lance Rural

06 ABR 20h30

Londrina (PR)

Leilão Virtual Nelore IPB

Canal Rural | Lance Rural

07 ABR 20h30

Londrina (PR)

Leilão Virtual Fazenda Bonança e Fazenda Eliza

Canal Rural | Lance Rural

07 ABR 20h30

São Paulo (SP)

Leilão Virtual WA Mixed Sale

Lance Rural