Em nova fase, Precoce MS terá maior participação de associações representativas

A partir de agora, o incentivo levará em conta também os processos e em mostrar o quão sustentáveis são as

Nesta quinta-feira (18), o programa Precoce MS, implementado pelo Governo do Estado, inicia uma nova fase sob o nome “Protocolo Precoce em Conformidade”. Após reformulação realizada no fim do ano passado, as mudanças visam mostrar de forma mais transparente o quanto as propriedades que produzem o animal precoce são sustentáveis e organizadas social e ambientalmente.

“Mato Grosso do Sul tem hoje muitos animais jovens produzidos dentro desse programa e a partir de agora, com essa modernização, vamos poder mostrar o processo, mostrar que essas fazendas são sustentáveis em todos os aspectos. O incentivo passa a vir 50% para o animal e 50% para a propriedade, a avaliação será conduzida pela Associação credenciada e auditada por uma empresa terceirizada, é algo que vem só agregar e trazer ainda mais credibilidade para o protocolo”, pontua Rafael Gratão, presidente da Novilho Precoce MS, Associação credenciada para aplicar a avaliação nas propriedades participantes.

Uma mudança significativa é a transição da avaliação das propriedades de autodeclaratória para o preenchimento de um checklist com mais de 80 itens. “É importante ressaltar que o programa continuará ativo; no entanto, todos os produtores serão automaticamente inseridos no nível obrigatório. Aqueles que desejarem avançar para o próximo nível, o técnico responsável (RT) deverá preencher o check list através do sistema da Novilho e solicitar uma visita, até por isso a SEMADESC através da Escola Gov está realizando treinamento para reciclagem desses técnicos com as novas informações do programa”, explica o superintendente da Novilho, Alexandre Guimarães.

Gratão, destaca ainda que testes já foram feitos e o novo programa está pronto para ser implementado. “Essa modernização pode abrir novas oportunidades para a carne produzida no Estado, e a parceria reforçada com as associações representativas, como a Novilho Precoce MS, promete fortalecer ainda mais o setor pecuário sul-matogrossense”, finaliza.

Próximos Leilões

29 MAI 20h00

Londrina (PR)

16º Mega Leilão Fortaleza – Etapa Touros e Novilhas

Canal do Criador | Lance Rural

30 MAI 13h00

Londrina (PR)

Leilão Virtual Touros, Matrizes e Dorper – Agropecuária 3G

Canal do Criador | Lance Rural

30 MAI 13h00

Londrina (PR)

3° Leilão Virtual Estação Ambar Amaral

Canal Rural | Lance Rural

30 MAI 18h00

Paranaiguara (GO)

Leilão Fazendeiro Especial

Lance Rural

30 MAI 19h00

Rio Grande (RS)

Leilão Virtual + Pecuária

Lance Rural

30 MAI 19h45

São Paulo (SP)

Lance na TV

Canal Rural | Lance Rural

30 MAI 20h00

Santa Cruz (BO)

Rural Notícias

Lance Rural | Canal Rural Bolivia

30 MAI 20h04

Londrina (PR)

Leilão Elite VRC 2024

Canal Rural | Lance Rural