Ir para o conteúdo

Em nova fase, Precoce MS terá maior participação de associações representativas

A partir de agora, o incentivo levará em conta também os processos e em mostrar o quão sustentáveis são as

Nesta quinta-feira (18), o programa Precoce MS, implementado pelo Governo do Estado, inicia uma nova fase sob o nome “Protocolo Precoce em Conformidade”. Após reformulação realizada no fim do ano passado, as mudanças visam mostrar de forma mais transparente o quanto as propriedades que produzem o animal precoce são sustentáveis e organizadas social e ambientalmente.

“Mato Grosso do Sul tem hoje muitos animais jovens produzidos dentro desse programa e a partir de agora, com essa modernização, vamos poder mostrar o processo, mostrar que essas fazendas são sustentáveis em todos os aspectos. O incentivo passa a vir 50% para o animal e 50% para a propriedade, a avaliação será conduzida pela Associação credenciada e auditada por uma empresa terceirizada, é algo que vem só agregar e trazer ainda mais credibilidade para o protocolo”, pontua Rafael Gratão, presidente da Novilho Precoce MS, Associação credenciada para aplicar a avaliação nas propriedades participantes.

Uma mudança significativa é a transição da avaliação das propriedades de autodeclaratória para o preenchimento de um checklist com mais de 80 itens. “É importante ressaltar que o programa continuará ativo; no entanto, todos os produtores serão automaticamente inseridos no nível obrigatório. Aqueles que desejarem avançar para o próximo nível, o técnico responsável (RT) deverá preencher o check list através do sistema da Novilho e solicitar uma visita, até por isso a SEMADESC através da Escola Gov está realizando treinamento para reciclagem desses técnicos com as novas informações do programa”, explica o superintendente da Novilho, Alexandre Guimarães.

Gratão, destaca ainda que testes já foram feitos e o novo programa está pronto para ser implementado. “Essa modernização pode abrir novas oportunidades para a carne produzida no Estado, e a parceria reforçada com as associações representativas, como a Novilho Precoce MS, promete fortalecer ainda mais o setor pecuário sul-matogrossense”, finaliza.

Próximos Leilões

03 MAI 09h15

Uberaba (MG)

5° Leilão Mega EAO Expozebu 2025 – Etapa Matrizes

Canal Rural | Lance Rural

03 MAI 19h00

Uberaba (MG)

2º Leilão Pintado Expozebu – Encontro dos Campeões

Canal do Criador | Lance Rural

03 MAI 22h00

Esteio (RS)

Leilão Noite dos Campeões

Lance Rural

04 MAI 09h00

Uberaba (MG)

5° Leilão Mega EAO Expozebu 2025 – Etapa Touros

Canal Rural | Lance Rural

04 MAI 09h00

Londrina (PR)

Leilão Virtual Espinhaço & Modesto Agropecuária

Canal do Criador | Lance Rural

04 MAI 10h00

Goiânia (GO)

Leilão Virtual Leiloraça

Lance Rural

04 MAI 14h30

Bom Jardim da Serra (SC)

41ª Feira da Terneira de Bom Jardim da Serra

Lance Rural

04 MAI 19h00

Esteio (RS)

Leilão Nacional Hereford

Lance Rural