Eduardo Macedo Linhares eterniza sua paixão pelo Cavalo Crioulo ao lado de quatro gerações
Aos 95 anos, pecuarista entrou para o Hall da Fama da ABCCC durante a Expointer e emocionou ao celebrar sua
Homenagem ao legado do Cavalo Crioulo
O pecuarista Eduardo Macedo Linhares, de 95 anos, recebeu uma das maiores honrarias do meio rural ao entrar para o Hall da Fama da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). A cerimônia ocorreu neste sábado (30/08), durante a abertura da Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).
Acompanhado da esposa Maria Helena, filhos, netos, bisnetos e amigos, Linhares descerrou a placa com seu nome e foi ovacionado por criadores e admiradores. “O Crioulo foi um sucesso, tudo o que eu imaginava. Trouxe-me amigos, medalhas e simpatia”, disse, emocionado.

Foto: Maurício Vinhas
Tradição que atravessa gerações
Eduardo Macedo Linhares é o patriarca de uma família em que quatro gerações convivem no campo e nos negócios. Sempre incentivou os filhos e netos a seguirem na pecuária e, principalmente, na seleção de Cavalos Crioulos, consolidando a paixão pelo agro como uma herança familiar. À frente da GAP, em Uruguaiana (RS), Linhares transformou a criação em referência nacional, baseada no tripé que norteia a raça: genética, morfologia e funcionalidade.
Reconhecimento da ABCCC
O presidente da ABCCC, César Hax, destacou a relevância de Linhares para a entidade, lembrando sua gestão como presidente entre 1993 e 1995, período de escassez de recursos e grandes desafios.
“É uma dádiva ter 95 anos e estar aqui, participando desta homenagem e também do Bocal e das classificatórias. Ele sempre está presente onde há Cavalo Crioulo”, disse Hax.
Mayara Neves | Canal Rural