Conheça os homenageados no Hall da Fama de 2017

Neste ano, os homenageados são Quartim Barbosa, Benedito Moreira, Diana Cox e Paulo Farha

Além dos animais, o Hall da Fama é destinado para criadores e treinadores. Neste ano, os homenageados são Quartim Barbosa, Benedito Moreira, Diana Cox e Paulo Farha.

Quartim Barbosa

Barbosa foi um dos responsáveis pela fundação da ABQM – Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha. Como criador, optou pela seleção do cavalo de corrida e trouxe em 1974 a primeira égua de Corrida ao Brasil, chamada Royaltee. Em sua trajetória, tornou-se recordista nos hipódromos de Campo Grande, Itapetininga, Barretos e Taquarituba, além de derrotar os melhores cavalos PSI da época.

Entre os destaques de sua propriedade, localizada em Avaré, interior de São Paulo, estão: X-P- T-O Horse, Man Top (O Bólido Voador), Monita Gain e as recordistas: Royaltee, Go Goldie Bar, Ramblin Note e Miss Tolltac (Toltequinha), entre outros.

Barbosa faleceu aos 91 anos no dia 25 de agosto de 2016.

Benedito Moreira

Conhecido como Dito Moreira, é um dos treinadores e domadores mais experientes da história da raça quarto de milha no Brasil. Dentre sua trajetória, foi de peão de comitiva à profissão que exerce hoje como professor e formador de grandes competidores. Nem mesmo um acidente com o cavalo o tirou do foco principal.

Em relação aos animais, formou importantes campeões de rédeas, laço, apartação, baliza, tambor e maneabilidade e velocidade, como: Hondo Rancheiro, Double Bull, Mister Bull, Old Hondo, Capri Bar, Billy’s Gamay, Miss Tonta, Shady Leo, Florentino EW, Bar Trouble, Gold Sonora, Segredo SKR, Bonito, entre outros.

Paulo Farha

Ele é um dos principais quartistas respeitado tanto pela ABQM como pelos próprios criadores. Por sua gestão como presidente da associação em dois mandatos consecutivos, de 2006 a 2009, e em 2011; e o trabalho desenvolvido juntamente com seu pai Fauzet Farha, já homenageado pelo Hall da Fama, é um dos contemplados deste ano. Entre todos os animais de sua criação campeões e premiados, está o até hoje mais pontuado da história da ABQM, El Shady Zorrero.

Paulo também foi um exímio competidor e conquistou inúmeras fivelas com o Trouble Two Times, um dos principais reprodutores de Trabalho da história da ABQM, com vários Registros de Mérito, homenageado no Hall da Fama 2015.

Paulo Farha sempre ocupa o lugar entre os homenageados como Melhor Criador ou como Melhor Proprietário da raça Quarto de Milha, do ABQM Awards. Na reprodução, a Fazenda Caruana – propriedade de sua família localizada em Bauru, SP – tornou-se também um dos principais plantéis da raça.

Diana Cox

E neste ano de 2017, o Hall da Fama traz uma novidade. Pela primeira vez uma mulher será contemplada e eternizada com o tão esperado prêmio. Diana Cox sempre esteve presente entre os trabalhos desenvolvidos pela diretoria, seja em cargos direcionados ou voluntariamente.

O início com os cavalos foi na modalidade Salto, mas foi o quarto de milha sua grande paixão, assim que conheceu o garanhão Zanador. Depois passou o encanto para o resto da família, e hoje seu neto Ricardo de Campos Rolim é campeão nas Rédeas. Um dos cavalos de destaque lembrados por Diana é o Winnin Doctari.

Por: Bárbara Siviero | Canal Rural

Próximos Leilões

25 JUN 08h00

Palmas (TO)

Programa Clube do Agro 98

Lance Rural

25 JUN 09h00

Uruguaiana (RS)

Programa Agro Fronteira

Lance Rural

25 JUN 09h00

Londrina (PR)

O Melhor da Marca JE – Garrotes Nelore PO

Canal do Criador | Lance Rural

25 JUN 12h00

Londrina (PR)

Leilão Virtual Maratona Matinha – Fêmeas

Canal Rural | Lance Rural

25 JUN 13h00

Corumbá (MS)

107º Leilão Fazenda Novo Horizonte

Lance Rural