Conheça o sucesso da raça Senepol

Qualidade genética do animal permite adaptação a diferentes ambientes

Qualidade genética do animal permite adaptação a diferentes ambientes

Nascido através do cruzamento de duas raças, N’Dama e Red Poll, o Senepol chegou ao Brasil em 2000. Desde então, a qualidade genética da raça tem sido responsável pelo grande sucesso entre os brasileiros.

Essas duas raças têm origem histórica no século XVII, quando surgiu o Red Poll, animal dócil e precoce para a reprodução, e o N’Dama, raça que apresenta grande resistência aos meios externos. A partir dessa união foi que surgiu o Senepol, nome formado pela junção de “Senegal”, país de origem do N’Dama, e de Red Poll.

Naturalmente manso e inteligente, a raça não apresenta riscos de acidente aos pecuaristas, o que contribui para a redução de custos com a manutenção de currais e instalações de manejo. De acordo com a Associação Brasileira de Criadores de Bovinos Senepol (ABCB), a tranquilidade do animal ajuda a preservar o patrimônio. “Esses animais têm grande capacidade de encontrar alimentos onde nenhum outro animal encontraria, também são animais considerados de baixa manutenção nutricional”, explica a entidade.

Sua carcaça 100% taurina aumenta a resistência da raça a ectoparasitas. Além disso, a dominância do animal garante a reprodução padronizada de bezerros, prole de boas matriarcas que não são agressivas com quem assiste as parições.

Os animais Senepol crescem muito rápido, motivo que favorece a pecuária de corte, uma vez que, o ciclo de engorda é mais curto. Isso acontece porque a raça apresenta grande capacidade de transformar o pasto (proteína vegetal) em carne (proteína animal), deixando o gado pronto para o abate rapidamente.

Ainda segundo a ABCB, o Senepol possui características produtivas importantes para a agropecuária brasileira. “O animal tem grandes índices produtivos, como a fertilidade e habilidade materna das fêmeas”, afirma a Associação.

A raça também se adapta facilmente a qualquer tipo de ambiente, como regiões pantanosas, de mata, de cerrado, áridas e campos quentes ou frios, encontrando alimento em lugares que outras raças dificilmente têm capacidade de obter. O Senepol pode sobreviver por vários dias sem água e seus cascos pretos são resistentes a todo tipo de solo, mais um motivo para o sucesso do animal.

Por: Bianca Sandrine | ABCB | Canal Rural

Próximos Leilões

25 JUN 08h00

Palmas (TO)

Programa Clube do Agro 98

Lance Rural

25 JUN 09h00

Uruguaiana (RS)

Programa Agro Fronteira

Lance Rural

25 JUN 09h00

Londrina (PR)

O Melhor da Marca JE – Garrotes Nelore PO

Canal do Criador | Lance Rural

25 JUN 12h00

Londrina (PR)

Leilão Virtual Maratona Matinha – Fêmeas

Canal Rural | Lance Rural

25 JUN 13h00

Corumbá (MS)

107º Leilão Fazenda Novo Horizonte

Lance Rural