Você conhece a raça quarto de milha?

No Nordeste, a raça se tornou a melhor em vaquejada

No Nordeste, a raça se tornou a melhor em vaquejada

Já pensou em chamar a família toda para participar de uma competição de cavalo? A raça Quarto de Milha permite isso. Segundo a Associação Brasileira do Cavalo Quarto de Milha (ABQM), a raça é importante não só pelo fator econômico, mas também por reunir toda a família brasileira.

“O Quarto de Milha permite a participação ativa das famílias. Em uma competição você tem pai, avô, tia e irmão reunidos, assistindo e competindo em várias modalidades. É um esporte sadio, onde até uma criança de cinco anos consegue competir”, declara a entidade.

Para reconhecer o Quarto de Milha é fácil, são cavalos que medem em torno de 1 metro e 50 centímetros, possuem orelhas pequenas, alertas e bem distanciadas entre si. Seu focinho pequeno e narinas grandes marcam a aparência desse equino forte e tranquilo.

Origem

Sua origem se deu nos Estados Unidos, com a chegada dos europeus ao continente norte americano, por volta de 1.611. O animal é descendente do cruzamento dos cavalos trazidos pelos ingleses e espanhóis e cavalos indígenas. Para o registro dessa raça são aceitos cruzamentos entre Quartos de Milha e Puros Sangue Ingleses.

O resultado dessa mistura deu forma a um equino compacto, musculoso e capaz de correr distâncias curtas em grandes velocidades. Essa característica o tornou muito famoso durante a guerra da independência, quando os colonizadores tornaram-se fãs das corridas, disputadas entre três cavalos que corriam até um quarto de milha.

As provas organizadas dessa raça tiveram início em Tucson, no Arizona. Em 1943, uma pista foi construída e projetada especialmente para esse uso, em Rillito Park, Tucson. No Brasil, o Quarto de Milha encontra seu lugar nas canchas retas do interior, com grande expressão na pista do Jockey Club de Sorocaba. Atualmente, grandes nomes da raça possuem gerações no Brasil, como por exemplo, Granite Lake, Dean Miracle, Panther Mountain, Check Him Out, Gold Medal Jess, No secrets here, entre outros.

Porém, o sucesso desse equino não parou por aí. A versatilidade do animal teve bastante aceitação no trabalho e na lida do campo, devido a sua docilidade, robustez e velocidade. No Nordeste do Brasil, o Quarto de Milha tornou-se o melhor em vaquejada. 

Por: Paula Spínola | ABQM

Próximos Leilões

08 AGO 19h00
08 AGO 20h00

Londrina (PR)

Leilão Brangus BR Texas

Canal do Criador | Lance Rural

08 AGO 20h30

Londrina (PR)

Leilão Virtual Touros Pau D’arco

Canal Rural | Lance Rural

09 AGO 19h00
09 AGO 19h00

Londrina (PR)

Leilão Liquidação Nelore Nova Trindade

Canal do Criador | Lance Rural

09 AGO 19h00