Confirmado caso de raiva bovina em município do Paraná

A recomendação dos médicos-veterinários é que os produtores vacinem seus rebanhos, como bovinos, búfalos, cavalos, caprinos, ovinos, dentre outros

O escritório da Agência de Defesa Agropecuária de Marechal Cândido Rondon (Adapar), que atua na região Oeste do Paraná, confirmou na última sexta-feira um caso de raiva bovina no município de Terra Roxa. A cidade pertence a área de atuação do escritório da Adapar de Guaíra, o qual não possui médico-veterinário e por isso solicitou que todos os procedimentos fossem realizados pelo escritório rondonense.

A coleta do material foi feita por servidores entre o período do Natal e do ano novo, posteriormente enviado para o Laboratório da agência em Curitiba, onde o resultado confirmou caso positivo de raiva bovina.

O vírus da raiva é transmitido por morcegos hematófagos. Nas regiões onde esses animais são mais facilmente encontrados, a recomendação dos veterinários é para que os produtores vacinem seus rebanhos, como bovinos, búfalos, cavalos, caprinos, ovinos, dentre outros.

Os animais vacinados pela primeira vez receberão a dose de reforço em um mês, e consequentemente deverão receber nova dose do imunizante anualmente.

A informação é de que uma equipe da Adapar de Marechal Rondon, que atua na cidade de Terra Roxa, orienta produtores para que vacinem seus animais de produção, principalmente das propriedades que estão num raio de 10 quilômetros do foco.

As autoridades sanitárias de Terra Roxa já foram acionadas para tomar as providências cabíveis em relação à saúde humana.

Fonte: Difusora

Próximos Leilões

22 JAN 13h00

Londrina (PR)

57° Leilão De Sêmen Apoio Genética

Canal Rural | Lance Rural

22 JAN 15h30

Lavras do Sul (RS)

Rematão Conjunto De Gado Geral

Lance Rural

22 JAN 19h00

Livramento (RS)

Leilão 20º Mercotexel

Lance Rural

23 JAN 09h00

Cuiabá (MT)

Leilão Virtual Abertura de Temporada – Vale do Araguaia

Canal Rural | Lance Rural

23 JAN 13h00
23 JAN 20h00

Rio Grande (RS)

Remate Virtual Sol y Mar

Canal do Criador | Lance Rural

24 JAN 17h00
Leilão Nhandeara oferta animais para cria, recria e engorda 

Nhandeara (SP)

Leilão Nhandeara

Lance Rural

24 JAN 20h00

Porto Alegre (RS)

Leilão Sta Leontina e Retiro

Canal do Criador | Lance Rural