Augusto Rassier é o novo presidente da ARP

Administrador de empresas de 39 anos assume Associação Rural de Pelotas para o biênio 2022-2023

Com 123 anos de existência, a Associação Rural de Pelotas (ARP) mantém a aposta em novas lideranças para conduzir sua história. O produtor rural e administrador de empresas Augusto Rassier, 39 anos, é o novo presidente da entidade. Ele fica no cargo durante o biênio 2022-2023 em substituição a Rodrigo Gonzalez. A posse ocorreu no Salão Nobre da entidade, no parque Ildefonso Simões Lopes, na noite desta segunda-feira.

Rassier assume a presidência com acúmulo de seis anos como diretor financeiro da ARP. Período e função que o lapidaram para o posto. “Nessa experiência descobri as potencialidades e demandas da Rural”, afirma. Dentre essas não apenas a representatividade junto ao setor primário, mas a estrutura que classifica como “impressionante” do parque Ildefonso Simões Lopes.

Com ele a entidade se estende para além do agronegócio, fortalecendo a cultura de Pelotas e Zona Sul como espaço para shows e eventos carnavalescos, formaturas de escolas, dentre outras atividades também de alcance social. Neste ano a ARP disponibilizou suas dependências como ponto de vacinação contra o novo coronavírus.

Na esteira do processo de renovação de lideranças do agronegócio regional, Augusto Rassier tem como compromisso manter o legado do antecessor na modernização do modelo de gestão da ARP, “sem perder sua identidade” nem a experiência de gestores que já contribuíram com a “Rural”. Em resumo: reforçar a representatividade junto aos produtores, o que passa pela parceria com o Sindicato Rural de Pelotas – “comungamos das mesmas ideias”, emenda o novo presidente, mantendo o equilíbrio fiscal e financeiro da entidade.

 

Expofeira

Sob a gestão de Augusto Rassier a ARP seguirá na contagem regressiva para a 100ª edição desta que é considerada a maior exposição agropecuária do Rio Grande do Sul depois da Expointer.

Com ele na presidência serão realizadas no ano que vem a 96ª Expofeira e, no seguinte, a 97ª. Rassier não esconde o desejo de retomá-la no formato inteirament

e presencial – quebrado nas duas últimas edições em função da pandemia.

Em 2020 a Expofeira não deixou de ser realizada, mas somente no modelo digital. Em 2021, também por conta da crise sanitária, híbrida – digital e presencial. “Se tiver que ser assim [digital e presencial], permanece, mas meu desejo é poder voltar a receber um público expressivo no parque, o público urbano, um traço que sempre marcou a nossa Expofeira, espero poder manter essa tradição.”

Filho do ex-vice-reitor da UFPel, Daniel Souza Soares Rassier, Augusto representa a quarta geração da família no setor. É ele que está à frente da propriedade adquirida há mais de 100 anos pelo bisavô Volni Rassier no hoje limite de Pelotas com o município de Turuçu, onde planta soja, arroz e cria gado de corte.

 

De saída

Quem passa o bastão para Augusto Rassier é Rodrigo Gonzalez, o presidente mais jovem dos 123 anos de história da Associação Rural de Pelotas. Aos 32 anos, os últimos dois à frente da entidade, Gonzalez assume a presidência do conselho consultivo, outra tradição da ARP. “Vou continuar próximo, auxiliando a nova gestão, há um alinhamento com a nova diretoria”, garantiu.

Rodrigo Gonzalez tomou posse em janeiro de 2020. Foi o “presidente da pandemia”. Situação em que a ARP demonstrou, segundo ele, resiliência e adaptabilidade em um momento atípico. Mas nem tudo foram espinhos. Gonzalez lembra que ao mesmo tempo os números do agronegócio contribuíram na retomada da economia, a Rural, conforme ele, foi uma das entidades do setor que se somou na defesa do direito do produtor rural continuar produzindo alimentos e, por fim, destacou a parceria com os agentes públicos.

“Estou bastante orgulhoso”, disse. “As expofeiras deram resultados, mostraram a força do agronegócio no desenvolvimento regional, reuniram parceiros como o Sindicato Rural e a Embrapa, que foi co-realizadora, e tivemos quase 200 horas de palestras técnicas, aproximando a academia das cadeias produtivas.”

 

Fonte: Flávia Peres (Agência B Mídia), com edição do Lance Rural. 

Fotos: Edu Rickes

Próximos Leilões

28 JUN 19h00

Londrina (PR)

Leilão Virtual JAT Bonsmaras – 20 Anos

Canal do Criador | Lance Rural

28 JUN 20h00

Porto Alegre (RS)

5º Mega Shopping Solução Premium

Lance Rural

28 JUN 20h30

Londrina (PR)

Leilão Nelore Pintado V3 Sem Reservas 2022 – Etapa Fêmeas

Canal Rural | Lance Rural

29 JUN 15h30

Lavras do Sul (RS)

Remate Gado Geral Clínica Remates

Lance Rural

29 JUN 20h00

Londrina (PR)

Leilão Virtual Matrizes Provadas Fazenda Angico

Canal do Criador | Lance Rural

29 JUN 20h30

Londrina (PR)

Leilão Nelore Pintado V3 Sem Reservas 2022 – Etapa Machos

Canal Rural | Lance Rural

30 JUN 18h00

Alegrete (RS)

Remate da Quinta

Lance Rural

30 JUN 20h00

Londrina (PR)

Leilão Jóias V3 – Matrizes

Canal do Criador | Lance Rural