aúchos dominam julgamento de rústicos no Mundial Brangus 2026, em Londrina
Criatórios do Rio Grande do Sul conquistam principais títulos nas categorias de trios e reforçam força da genética no evento
Os criatórios gaúchos foram destaque no julgamento de animais rústicos do Mundial Brangus 2026, realizado nesta quinta-feira (19/3), em Londrina (PR). Representando uma das maiores delegações do evento, os produtores do Rio Grande do Sul garantiram alguns dos principais títulos da pista, confirmando a força da genética do estado dentro da raça.
Entre os destaques, a estreante Fazenda VR, de Lajeado (RS), conquistou o título de Trio Grande Campeão Top Terneira, com as fêmeas do box 03 (FIVB560, FIVB568 e FIVB576). O resultado marcou a primeira participação da propriedade com animais próprios em pista. “A cabanha tem apenas dez anos. Vencer aqui no Mundial é prova de que o trabalho que estamos fazendo é feito com um olho bom”, afirmou o criador Everaldo Reginatto, destacando ainda o alto nível da competição e o trabalho em equipe. Segundo ele, o resultado é fruto de uma combinação entre genética e preparo.

Foto: Naty Porto
Outro resultado expressivo veio da cabanha Quatro Linhas, de Guaíba (RS), do treinador de futebol Luiz Antônio Venker Menezes, o Mano Menezes. A propriedade conquistou o título de Melhor Terneira dos Trios do Mundial com a fêmea B612, do box 10. De acordo com o gerente Álvaro Dumoncel, o animal não havia vencido na avaliação inicial dos trios, mas retornou à pista para garantir o reconhecimento máximo da categoria. Ele também destacou os investimentos em genética, incluindo linhagens do touro Macon, do rebanho da JMT e uma futura parceria com a La Sultana, da Argentina, envolvendo genética de Mauricio Groppo.
Os resultados positivos dos gaúchos se estenderam às categorias adultas. A Estância Itamainó, de São Pedro do Sul (RS), conquistou o título de Melhor Fêmea dos Trios com a vaca jovem R422 (box 30), fruto de parceria com a cabanha argentina Doña Evangelina. Já a Cabanha Vacacaí, de São Gabriel (RS), venceu entre os machos com os animais do box 56 (M1024FIV, M1058FIV e M1070FIV), garantindo o título de Trio Grande Campeão Brangus do Mundial. O trio já vinha acumulando conquistas, incluindo a Expobrangus 2025, em Uruguaiana (RS).

Foto: Naty Porto
Emocionado, o criador Raul Southall destacou o significado das vitórias. “Emociono-me com cada premiação. Ainda mais em uma pista pesada como esta. Estou muito feliz. Vamos em busca de mais felicidade neste Mundial”, afirmou, projetando os próximos julgamentos, que seguem nesta sexta-feira (20/3) e sábado (21/3), com avaliações de animais rústicos e de argola.
Para o presidente do Núcleo Brangus Sul, Gabriel Barros, o desempenho reforça a representatividade do estado no evento. Segundo ele, o Rio Grande do Sul reúne a maior delegação em número de animais no Mundial. “O resultado desta quinta-feira coroa o empenho desse grupo de criadores. Mais do que as vitórias, vimos a vibração por essa raça”, destacou.
A qualidade dos animais apresentados também chamou atenção da juria. O jurado Marcos Borges Júnior ressaltou o padrão moderno do gado em pista, com destaque para características como profundidade, comprimento e correção, além da consistência dos dados técnicos apresentados, incluindo resultados de ultrassonografia de carcaça.
Mayara Neves | Canal Rural





