Após soja, capim Zuri pode garantir até 40 quilos de carcaça bovina por hectare em ILP

Cultivar demonstrou um incremento na produção de forragem de 20% a 40%, uma vantagem substancial para a melhoria contínua da


No avanço da integração lavoura-pecuária (ILP) no Brasil, a cultivar de capim BRS Zuri, um Panicum maximum desenvolvido pela Embrapa em colaboração com parceiros, emerge como um divisor de águas na agricultura sustentável e na produtividade pecuária. Após a soja, capim pode garantir até 40 quilos de carcaça animal por hectare. Confira os detalhes desta pesquisa no vídeo abaixo.

 

O Giro do Boi entrevistou o engenheiro agrônomo e doutor em zootecnia, pastagem e forragicultura Luís Armando Zago Machado, pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, localizada em Dourados (MS), e o produtor rural Everaldo Jorge dos Reis, de Naviraí (MS).

Eles falaram sobre o potencial do Zuri, cultivar lançada em 2014, que não só exibe um crescimento vigoroso e rápido, ideal para a alimentação de bovinos e ovinos, mas também uma notável capacidade de adaptação ao sistema ILP, revelando-se uma aliada na melhoria do solo e na produtividade subsequente da soja.

Uma cultivar de desempenho excepcional

Demonstrando um potencial de ampliar em até 40 arrobas a carcaça animal por hectare, a BRS Zuri tem se distinguido não apenas pela sua produtividade, mas também por sua contribuição à viabilidade econômica dos sistemas ILP.

Mesmo demandando um investimento maior em adubação quando comparada à braquiária, essa cultivar demonstrou um incremento na produção de forragem de 20% a 40%, uma vantagem substancial para os pecuaristas voltados para a melhoria contínua da produtividade.

Integração do capim com a soja: desafios e soluções

Os desafios no manejo dessa cultivar, como sua resistência ao herbicida glifosato e seu porte elevado, que dificulta o plantio subsequente da soja, foram superados por estratégias eficientes de manejo.

A aplicação de herbicidas sistêmicos e de contato em um esquema de duas doses, uma antes do pré-plantio da soja e outra pouco depois, demonstrou ser uma abordagem eficaz para a dessecação do capim BRS Zuri, facilitando a semeadura da soja sem atrasos significativos.

Próximos Leilões

29 MAI 20h00

Londrina (PR)

16º Mega Leilão Fortaleza – Etapa Touros e Novilhas

Canal do Criador | Lance Rural

30 MAI 13h00

Londrina (PR)

Leilão Virtual Touros, Matrizes e Dorper – Agropecuária 3G

Canal do Criador | Lance Rural

30 MAI 13h00

Londrina (PR)

3° Leilão Virtual Estação Ambar Amaral

Canal Rural | Lance Rural

30 MAI 18h00

Paranaiguara (GO)

Leilão Fazendeiro Especial

Lance Rural

30 MAI 19h00

Rio Grande (RS)

Leilão Virtual + Pecuária

Lance Rural

30 MAI 19h45

São Paulo (SP)

Lance na TV

Canal Rural | Lance Rural

30 MAI 20h00

Santa Cruz (BO)

Rural Notícias

Lance Rural | Canal Rural Bolivia

30 MAI 20h04

Londrina (PR)

Leilão Elite VRC 2024

Canal Rural | Lance Rural