Angus eleva em 21,9% a venda de sêmen e supera a marca de 7 milhões de doses

A marca representa elevação e consolida o crescimento constante da raça

Angus eleva em 21,9% a venda de sêmen e supera a marca de 7 milhões de doses

Foto: Gabriel Olivera

A pandemia do coronavírus freou a expansão da economia, mas não atrapalhou o momento da pecuária nacional. Dessa maneira, a raça Angus atingiu a comercialização recorde de 7,08 milhões de doses de sêmen em 2020. A marca representa elevação de 21,99% em relação a 2019 e consolida o crescimento constante da raça, em uso em 26 das 27 unidades da federação. O volume é mais do que o dobro do que o total vendido em 2013. O destaque de 2020 foi a comercialização de genética nacional, que abocanhou 23,76% do mercado doméstico. Em 2019, reprodutores nacionais abasteciam apenas 19% da demanda local.

Os dados foram compilados pela Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia), entidade da qual a Associação Brasileira de Angus é associada. O pecuarista e presidente da Angus, Nivaldo Dzyekanski, salienta que os resultados comprovam, mais um ano, a posição de liderança da Angus. “É uma marca importante porque mostra a preferência dos pecuaristas pela genética Angus para produção de carne de qualidade”, salientou.

Outro dado importante apresentado pela Asbia, complementa o gerente de Fomento da Angus, Mateus Pivato, refere-se ao aumento do uso de Inseminação Artificial no Brasil. Segundo o estudo, 68,2% dos municípios brasileiros realizam o procedimento em seus rebanhos, sendo que 76,99% desses usam Angus. “Os números divulgados pela Asbia neste mês de fevereiro confirmam que a Angus há muito deixou de ser uma raça de uso em clima temperado. Estamos em mais da metade dos municípios brasileiros”, constatou Pivato, lembrando que a raça está em 52% dos 5.570 municípios do país.

Distribuição nacional

Entre as regiões brasileiras, a Centro-Oeste lidera na aquisição de doses de sêmen, com 47,27% do total nacional, seguida pela Norte (21,60%). Berço da genética Angus, a região Sul demanda 13,27% de todo sêmen vendido no país. O Sudeste absorve 12,79% e o Nordeste, 4,76%. “Os números mostram que crescemos, mas que ainda há muitas potencialidades a serem desenvolvidas nesse país de proporções continentais”, frisou Dzyekanski.

Entre os estados brasileiros, Mato Grosso lidera como maior comprador de genética dessa raça s com 18,45%, força que vem do uso do sêmen para produção de bezerros meio-sangue. “É a força do Programa Carne Angus Certificada impactando na área técnica e puxando a demanda por genética nacional”, completou Pivato.

Fonte: Associação Brasileira de Angus, com edição de Lance Rural

Próximos Leilões

06 MAR 13h00

Mangaratiba (RJ)

Leilão Rio Bello Exclusive

Canal Rural | Canal do Criador | Lance Rural

06 MAR 15h30

Lavras do Sul (RS)

Remate Novilhos e Terneiros

Lance Rural

06 MAR 19h00

Lages (SC)

3ª Feira de Gado Geral Painel/SC

Lance Rural

07 MAR 09h00

Mangaratiba (RJ)

Leilão Rio Bello Premium

Canal Rural | Canal do Criador | Lance Rural

07 MAR 13h30

Porto Alegre (RS)

Leilão Liquidação Três Estâncias

Canal do Criador | Lance Rural

07 MAR 14h00

Lavras do Sul (RS)

Leilão de Gado Geral

Lance Rural

07 MAR 20h00

Campo Grande (MS)

Leilão Virtual de Corte Leiloboi

Canal do Criador | Lance Rural

07 MAR 20h30

São Paulo (SP)

Leilão Virtual Haras Cristo Redentor

Canal Rural | Lance Rural