Governo de SP mantém isenção de ICMS para animais puros de origem, afirma ABCZ
Decisão foi confirmada após conversa entre o governador Tarcísio de Freitas e o presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid
A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) informou que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, decidiu manter a isenção do ICMS para a venda de animais puros de origem (PO) no Estado. A decisão será oficializada por meio de um decreto que será publicado.

Foto: ABCZ/Divulgação
A confirmação foi feita após uma conversa entre o governador e o presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid. Segundo o secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Guilherme Piai, a manutenção dos incentivos tributários para a comercialização de matrizes e reprodutores puros de origem é fundamental. Ele destacou que São Paulo é um grande exportador de genética, com reconhecimento tanto nacional quanto internacional, e que o setor se desenvolveu significativamente devido a esse benefício.
A medida foi anunciada um dia após a ABCZ enviar um ofício ao governador solicitando a prorrogação da isenção, que não havia sido renovada na revisão dos benefícios fiscais do plano São Paulo na Direção Certa.
Em nota, Gabriel Garcia Cid ressaltou a importância do melhoramento genético, que é garantido pelo registro genealógico, para a manutenção de linhagens saudáveis, atendendo aos padrões de qualidade e garantindo a segurança sanitária dos alimentos.