Oscar do Quarto de Milha será transmitido pelo Lance Rural

Entre as novidades desse ano, evento traz o Destaque 2017

Entre as novidades desse ano, evento traz o Destaque 2017

Em 2008, a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM) iniciou um encontro festivo anual que, aos poucos, se tornou o principal evento não esportivo da raça no país e já faz parte do calendário equestre da entidade. Fora das pistas e com muito glamour, o ABQM Awards e o Hall da Fama chegam uma década depois com novidades.

Realizado tradicionalmente no World Trade Center (WTC), em São Paulo, o evento deste ano passa do salão Ballroom, que comporta até 800 convidados, para um novo espaço, com capacidade para acomodar até 2.500 pessoas. Outra inovação é que, além dos tradicionais homenageados, este ano será dedicado também aos associados que contribuem voluntariamente e de forma significativa com a associação, bem como àqueles que se destacaram competindo e vencendo com o cavalo QM no berço da raça, os Estados Unidos. Marcada para o dia 24 de fevereiro, a festa terá início às 19 horas, com cobertura do Canal Rural e transmissão ao vivo pelo Lance Rural.

“A cada ano a festa está crescendo mais. É o momento auge da raça, de confraternização entre todos os criadores. Estamos preparando uma festa melhor do que no ano passado”, destacou o presidente da ABQM, Edilson Varejão. Cicinho, como é conhecido, tem história no Hall da Fama. Em 2016, subiu ao palco para receber o troféu que eternizou seu cavalo de competições já desaparecido, Líder da SM, e também o garanhão do Haras Floriano Varejão, de propriedade de seu irmão, Edmilson Varejão. “Agora como presidente é uma mistura de sentimentos: emoção e satisfação com responsabilidade”, completou.

Casa cheia na última edição do ABQM Awards e Hall da Fama

Por mais um ano, a equipe do Canal Rural comandará as transmissões ao vivo, mostrando cada detalhe e levando ao telespectador a oportunidade de participar da festa, já conhecida como o “Oscar do Quarto de Milha”.

“É um prazer participar, pelo segundo ano consecutivo, dessa festa tão importante para a família quartista. Um evento à altura da raça equina. E cabe a nós, jornalistas, mostrarmos que por trás de cada troféu e cada homenagem, existem histórias de empreendedorismo, superação, dedicação, paixão”, disse Paula Sant’Ana, repórter do Canal Rural.

Especialista em reportagens equestres e autora do Blog da TV Quarto de Milha, a jornalista Bárbara Siviero também compõe a equipe de transmissão do Canal Rural. “Há alguns anos, o quarto de milha me adotou e eu fico sempre muito honrada com o reconhecimento dos quartistas. Desde a primeira vez que eu participei do evento até os dias de hoje, ter a oportunidade de conhecer a essência da raça através da trajetória de vida das pessoas e dos cavalos que foram e são tão essenciais para a raça, é emocionante”.

O Oscar do Quarto de Milha será dividido em três momentos. O primeiro deles é o Hall da Fama. Chegando em sua 8ª edição com 58 homenageados, neste ano, os destaques entre as pessoas serão: Ismar Gomes de Amorin, Lucinei Nunes Nogueira – o Testa (in memorian), Ruy Moraes Terra e Wilson Pulzatto. Já com relação aos animais, os exemplares selecionados foram: Blazen Bryan, Brubaker FF, Go Gala Bar’s e Shady Steel SLN. Todos já desaparecidos.

A segunda fase da grande festa será dedicada ao ABQM Awards, no qual são contemplados todos que obtiveram a maior soma de pontos no Registro de Mérito nas suas respectivas modalidades, em todas as classes e categorias, nos eventos oficiais e oficializados pela ABQM durante 2017. Serão eles: Animal, Cavaleiro, Amazona, Criador, Proprietário, Reprodutor e Reprodutora. Já no que diz respeito ao Ranking Geral de 2017, o título foi baseado na totalidade de pontos entre todas as modalidades esportivas. Confira a lista completa clicando aqui.

Logo depois, será a vez da novidade desta edição, o Destaque do Ano. “Este momento será dedicado ao reconhecimento de associados ou não, por relevantes serviços voluntários ou resultados esportivos e institucionais conferidos à ABQM durante o ano”, exemplificou o responsável pela Comunicação e Membro do Conselho de Administração da ABQM, Regis Frati.

Os condecorados serão: Carlos Deleu, Natasha Marcondes, Lucinei Nunes Nogueira Júnior, Marcos Alan, Thiago Boechat, Franco Bertolani e Armando Costa Filho.

Apesar de já ser colocada em prática neste ano, a nova condecoração instituída pela ABQM ainda irá aprovar os critérios e a forma definitiva para a escolha dos homenageados. “Este ano está sendo feito ainda de forma um tanto improvisada, mas com a escolha de nomes que se justificam plenamente”, completou Frati.

E, como na edição anterior, após a entrega das condecorações haverá um show com o cantor Rodrigo Haddad e a banda Pure Country Band.

Convenção Anual

Última convenção anual realizada no WTC, em São Paulo

Antes do Hall da Fama, ABQM Awards e Destaques 2017, a ABQM realizará a Convenção Anual 2018, também sediada em uma das salas do World Trade Center, em São Paulo. O Objetivo do encontro é dar a oportunidade aos associados de discutirem as principais decisões da instituição, tais como o Estatuto Social, o Regulamento de Competições, o Regulamento de Bem-Estar Animal e o Regulamento de Serviço de Registro Genealógico. O encontro acontece a partir das 9 horas, também no dia 24 de fevereiro.

Participam todos os associados qualificados: Plenos, Beneméritos e Remidos. As inscrições neste ano serão gratuitas, porém deverão ser realizadas através do sistema online até o dia 22 de fevereiro (quinta-feira). Aos associados Contribuintes, Jovens e Competidores será permitida a presença e participação nos debates, sem direito a voto, mediante inscrição.

 

Por Bárbara Siviero | Canal Rural

Próximos Leilões

27 ABR 12h00

Uberaba (MG)

5° Leilão Guadalupe Agropecuária – Expozebu 2024

Canal Rural | Lance Rural

27 ABR 12h00

Londrina (PR)

Leilão Virtual Genética Fazenda Serra Negra

Canal do Criador | Lance Rural

27 ABR 13h00
27 ABR 14h00
27 ABR 16h00

Itabuna (BA)

3° Leilão Virtual Rancho Milk Show

Lance Rural

28 ABR 10h00

Quirinópolis (GO)

Leilão Virtual Novilho Precoce – GO

Lance Rural