Eventos da raça crioula tiveram crescimento em 2017

Números foram apresentados pela ABCCC

Números foram apresentados pela ABCCC

(Foto: Felipe Ulbrich/Divulgação)

A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) divulgou números que comprovam o crescimento dos eventos envolvendo a raça crioula. Em 2017, a ABCCC promoveu 1.063 provas e exposições. Um aumento de 14,9% em relação ao ano anterior.

O presidente da associação, Eduardo Suñé, ressaltou a importância dos núcleos de criadores espalhados pelo país. “Estamos muito orgulhosos do trabalho feito no ciclo passado e quero parabenizar todo o criador, usuário e associado por esse crescimento magnífico”.

Vale ressaltar que além dos eventos promovidos exclusivamente pela ABCCC ou pelos núcleos, também há aqueles que são realizados em conjunto e na sede de criatórios, com a supervisão e chancela da associação.

Outra modalidade é a prova particular, considerada não-oficial. Neste caso, a maior parte é consorciada com remates que habilitam os animais comercializados. “São de suma importância e muito bem vistos, pois propagam a raça, embora sejam provas particulares que não podem ser oficiais. Mas desde que tenham qualidade, seriedade e responsabilidade, são eventos contributivos para a associação”, ressalta Suñe.

A expansão dos eventos também provocou o aumento do número de animais participantes. Na temporada passada, 23.025 cavalos foram inscritos em provas e exposições, contra 19.405 em 2016. Crescimento de 18,6%.

A modalidade que mais atraiu competidores foi, disparado, o laço. “O laço é o esporte equestre que mais cresce no Brasil. E nós estamos muito focados nisso. Creio que a Comissão de Laço deu vários passos importantes incrementando tudo que já vinha sendo feito. Afinal, voltar para a pista do cavalo crioulo em Esteio foi um ganho, pois todo o laçador quer estar lá. A ideia nossa foi a de trazer mais as famílias para a prova, criar mais categorias, trazer mais o criador para perto, mudarmos um pouco a premiação. Foram várias ações que tínhamos prometido e que colocamos em prática e que deram certo. Escutamos muito a comissão passada. Mudamos o que poderia ser mudado e resultou na grande final deste ano. Nossa comissão é muito ativa e conhece muito a modalidade. Nosso cavalo é craque no laço, e isto temos mostrado inclusive fora do estado. Estamos crescendo muito no laço nas regiões de fomento. Focamos muito nessa modalidade e estamos esperando outro recorde para a final de 2018”, enfatizou Dado Suñe em recente entrevista concedida ao Canal Rural.

Os principais eventos do ano serão o Freio de Ouro e a Expo FICCC – Exposição da Federação Internacional de Criadores de Cavalos Crioulos, que acontecerá de 14 a 20 de maio, em paralelo à Classificatória Aberta de Esteio.

Por Sandro Fávero | Canal Rural

Próximos Leilões

27 ABR 12h00

Londrina (PR)

Leilão Virtual Genética Fazenda Serra Negra

Canal do Criador | Lance Rural

27 ABR 16h00

Itabuna (BA)

3° Leilão Virtual Rancho Milk Show

Lance Rural

28 ABR 10h00

Quirinópolis (GO)

Leilão Virtual Novilho Precoce – GO

Lance Rural

28 ABR 13h00

Uberaba (MG)

Leilão Ipê Ouro – 12ª Edição

Canal Rural | Lance Rural

28 ABR 13h00

Uberaba (MG)

7° Leilão Touros Melhoradores Agropecuária LS

Canal do Criador | Lance Rural

28 ABR 14h00

Quaraí (RS)

68° Remate Anual Cabanha Santo Ângelo

Lance Rural