ABQM faz chipagem em mais de 550 animais na Vaquejada

Ação foi realizada durante o 15º Potro do Futuro & Campeonato Nacional no Parque das Palmeiras, em Lagarto (SE)

Ação foi realizada durante o 15º Potro do Futuro & Campeonato Nacional no Parque das Palmeiras, em Lagarto (SE)

Grande movimentação no local de atendimento (Foto: Divulgação/ABQM)

Seguindo os mesmos critérios adotados nos campeonatos de Conformação e Trabalho, a ABQM (Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Quarto de Milha) também manteve a obrigatoriedade de implantação do microchip nos animais durante os eventos oficiais de Vaquejada. E em apenas cinco dias em que a equipe de veterinários iniciou esse trabalho, durante o 15º Potro do Futuro & Campeonato Nacional de Vaquejada, no Parque das Palmeiras, em Lagarto (SE), já chiparam 556 animais.

A colaboração dos vaqueiros e proprietários foi imprescindível para o sucesso das chipagens, que aconteceu de forma tranquila e muito eficiente. Lembrando que a partir de 01 de janeiro de 2018, além das provas oficiais e oficializadas pela ABQM, também será obrigatória a chipagem de todos os animais participantes de leilões.

“Isso facilitará muito a identificação dos animais ao chegarem no parque e na saída das pistas”, disse Juliana Magalhães dos Santos, coordenadora do Stud Book.

Aplicação do chip (Foto: Divulgação/ABQM)

Complementando, a superintendente técnica, Ana Paula Prandini, disse: “A precisão e rapidez na coleta de informações é apenas uma das vantagens que a identificação dos plantéis com microchip oferece em relação às demais opções. Quando homologado no sistema da ABQM, o número do chip implantado, na hora da leitura desse chip, no visor da leitora, temos informações do nome, número de registro e pelagem do animal que está entrando no parque ou está saindo da pista de competição”. Segundo ela, tudo é acessível em segundos, com o uso de uma leitora (bastão) que faz a leitura do chip por rádio frequência.

Leitura do chip feita através de um bastão (Foto: Divulgação/ABQM)

A equipe de veterinários, inspetores e colaboradores esta composta pelos seguintes profissionais: Chipagem – Juliana Magalhães dos Santos, Luís Fernando Cione Maldonado, Wesley Luís Oliveira e Silva, Matheus Menoita Russo; Inspeção dos animais de leilão: Fernanda Mafra Caju; Bem-Estar Animal: Thiago Nitta; Identificação animal: Fernando Antônio Barbosa da Silva Filho, Antonio Travassos e equipe.

 

Com informações da ABQM

Próximos Leilões

30 ABR 13h00

Uberaba (MG)

Leilão Matinha Expozebu 2024

Canal Rural | Lance Rural

30 ABR 18h00
30 ABR 19h00

Uruguaiana (RS)

Remate Gado Geral Tellechea & Bastos

Lance Rural

30 ABR 19h45

São Paulo (SP)

Lance na TV

Canal Rural | Lance Rural

30 ABR 20h00

Santa Cruz (BO)

Rural Notícias Bolívia

Canal Rural Bolívia | Lance Rural

30 ABR 20h00

Uberaba (MG)

31° Leilão Tradição Gir Leiteiro

Canal do Criador | Lance Rural

30 ABR 20h00
30 ABR 20h04

Uberaba (MG)

Leilão Noite dos Campeões – 40 Anos

Canal Rural | Lance Rural