Prévia Morfológica FICCC 2026 entra na reta final e define últimas vagas para a “Copa do Mundo” do Cavalo Crioulo
Inscrições seguem até 16 de fevereiro e evento em Esteio (RS) selecionará 22 exemplares para representar o Brasil na Expo
As inscrições para a Prévia Morfológica FICCC 2026 entram na reta final e se encerram na próxima segunda-feira (16/02). A seletiva irá definir 22 exemplares, além de 10 reservas, que representarão o Brasil na Expo da Federação Internacional de Criadores de Cavalos Crioulos (FICCC), em Montevidéu, no Uruguai, entre os dias 4 e 10 de maio.
Os interessados devem realizar a inscrição pelo site da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), na categoria Área Restrita. O investimento é de R$ 1.050 para sócios e R$ 2.100 para não-sócios.

Foto: Racquel Godoys/Divulgação
A Prévia Morfológica ocorrerá entre os dias 26 e 28 de fevereiro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), reunindo criadores de diferentes regiões do país em busca de uma vaga na principal competição internacional da raça Crioula. O julgamento ficará a cargo dos inspetores Carlos Marques Gonçalves Neto, Cláudio Neto de Azevedo e Jorge Aginelo Nascimento.
Durante o evento, a associação disponibilizará camping gratuito aos participantes, com reservas até o dia 16 de fevereiro pelo WhatsApp (53) 3284-1450.
Os classificados na seletiva irão integrar o grupo brasileiro que disputará a Expo FICCC, considerada a “Copa do Mundo” do Cavalo Crioulo e realizada a cada três anos. A delegação nacional já conta com os oito campeões da Morfologia da Expointer 2025 — quatro fêmeas e quatro machos — que possuem vaga garantida. Ao final do processo seletivo, o Brasil poderá chegar a 30 conjuntos na competição.
Ao todo, a Expo FICCC deve reunir cerca de 120 competidores, incluindo representantes do Uruguai, Argentina e Paraguai, nas disputas que ocorrerão no parque Rural del Prado, em Montevidéu.
Mayara Neves | Canal Rural





