Zé Mineiro vira música na voz de violeiro
Sandro Dhiacanga, que se apresenta em leilões de gado tocando viola caipira, compôs música inédita sobre o fundador da JBS

Foto: Arquivo pessoal Sandro Dhiacanga
A trajetória do fundador da JBS, José Batista Sobrinho, o Zé Mineiro, tem inspirado brasileiros em diferentes áreas – inclusive na música. O cantor, compositor e violeiro Sandro Dhiacanga transformou em versos a história de superação e empreendedorismo de um dos maiores nomes da pecuária nacional.
Com o título “JBS – Orgulho de uma Nação”, a canção foi escrita e interpretada por Dhiacanga, que é conhecido por se apresentar em leilões de gado Nelore de elite tocando o Hino Nacional na tradicional viola caipira. Entre os remates em que já participou estão os promovidos por criatórios como Nelore Mônica, Rima Agropecuária, RFA e Kado.
Sobre o autor
O violeiro Sandro Dhiacanga é natural do interior de São Paulo e tem se dedicado a manter viva a tradição da música raiz sertaneja. Além das apresentações em leilões, atua como compositor e intérprete de canções que celebram o campo, o gado e a cultura agropecuária. No Instagram, ele pode ser encontrado pelo perfil @violeirosandrodhiacanga.
Conheça mais Sr. Zé Mineiro – Um projeto Canal Rural
Se você quiser conhecer mais sobre a trajetória inspiradora de Zé Mineiro, vale a pena assistir ao episódio especial do projeto Memórias do Brasil Rural, do Canal Rural. A iniciativa resgata histórias marcantes de personalidades que ajudaram a construir o agro brasileiro, revelando bastidores, valores e aprendizados de quem viveu — e transformou — o campo. O conteúdo completo está disponível no YouTube do Canal Rural.