ExpoBrangus 2025 consagra Vacacaí, Rincon del Sarandy e 4 Linhas em pista de alto nível em Uruguaiana
Animais de argola impressionam jurado argentino em disputas acirradas; supremas campeãs reforçam excelência da genética Brangus
Em um dia ensolarado e gelado em Uruguaiana (RS), a quinta-feira (22/5) da ExpoBrangus 2025 ficou marcada pela excelência genética dos animais de argola que desafiaram o jurado argentino Maximiliano Freschi. Segundo ele, as disputas deste ano reuniram fêmeas de muita classe e machos com forte aptidão para produção de carne. “Foram três dias extraordinários, com uma uniformidade impressionante e um padrão elevado. Realmente me surpreendi com o que encontrei nas pistas brasileiras.”
Entre as fêmeas, a grande campeã foi a vaca do box 276 (tatuagem L1010FIV), da Cabanha Vacacaí, de São Gabriel (RS). Há três anos, o mesmo animal foi grande campeã terneira no Top Terneiros da ExpoBrangus, fato que comprova, segundo o criador Raul Southall, a consistência genética da propriedade. “Ganhar aqui é sobre os detalhes — os domingos na cabanha, os dias de chuva… é sobre constância”, disse.

Crédito: Douglas Salgueiro
A mesma cabanha também garantiu o título de terceira melhor fêmea com a vaca jovem do box 274 (tatuagem L1072TE). A reservada grande campeã foi a vaca do box 266 (tatuagem 3174), da Brangus Paipasso, de Santana do Livramento (RS), do criador Cacaio Osório.
Nos machos adultos, quem brilhou foi a Cabanha 4 Linhas, de Guaíba (RS), com o touro do box 307 (tatuagem B202), que conquistou o grande campeonato. “É um reconhecimento ao trabalho de toda nossa equipe e, em especial, ao Álvaro, nosso capitão. A emoção é grande, mas também nos impulsiona a continuar melhorando”, afirmou, emocionado, o assessor Luis Felipe Cassol. A 4 Linhas ainda levou o terceiro melhor macho com o box 305 (tatuagem FIVB187). O reservado grande campeão foi o touro sênior do box 311 (tatuagem 2011A), da Estância Anjo da Guarda, de Uruguaiana (RS).
Entre os terneiros, a Vacacaí novamente se destacou com o título de grande campeão para o animal do box 277 (tatuagem N1006TE). “Desde o nascimento sabíamos que era um animal diferenciado”, disse Southall. A Cabanha 4 Linhas também garantiu o reservado com o box 284 (tatuagem B307) e o terceiro lugar com o box 285 (tatuagem B311).
Nas terneiras, a estrela foi a Cabanha Rincon del Sarandy, de Uruguaiana (RS), que emplacou duas vitórias: grande campeã com a terneira vermelha do box 240 (tatuagem FIV3744) e terceira melhor fêmea com a irmã inteira do box 243 (tatuagem FIV3739) — já adquirida pelo criador Fábio Ruivo, da Cabanha Recalada. O título de reservada grande campeã terneira ficou com o box 246 (tatuagem 1787), da Cabanha LS Angus e Brangus, de Alegrete (RS).
Supremos Campeões da ExpoBrangus 2025
Encerrando o dia, a feira anunciou os Supremos Campeões de 2025. Entre os machos adultos, o título ficou com o touro do box 307 (B202), da 4 Linhas. Nas fêmeas, a supremacia foi da vaca do box 276 (L1010FIV), da Vacacaí. Já o supremo terneiro foi o animal do box 277 (N1006TE), também da Vacacaí. Entre as terneiras, brilhou a fêmea do box 240 (FIV3744), da Rincon del Sarandy.
“O Brangus brasileiro está muito bem posicionado para o Mundial do próximo ano”, concluiu Freschi, elogiando o trabalho técnico e a evolução genética dos criatórios nacionais.
Mayara Neves | Canal Rural