Ir para o conteúdo

Como combater a desinformação no agro?

Juliana Pertille explica como os produtores podem moldar a percepção pública e combater a desinformação no agronegócio 

A desinformação pode surgir de várias formas, desde equívocos simples sobre técnicas de cultivo até campanhas sofisticadas de desinformação que visam desacreditar o setor. Esses equívocos podem levar a uma percepção pública errada sobre o uso de tecnologias, como os transgênicos, práticas de manejo sustentável, uso de agroquímicos, e até mesmo sobre o impacto ambiental das práticas agrícolas. A longo prazo, isso pode resultar em regulamentações mal informadas, redução no investimento para o setor, e uma deterioração na confiança entre consumidores e produtores.

No mais recente boletim Marketing – A Estratégia do Criador, transmitido pelo Canal do Criador, a jornalista e comunicadora de Agro, Juliana Pertille, enfatizou a importância crítica de uma comunicação eficaz sobre o agronegócio nas redes sociais. Com o aumento da presença digital, o setor agropecuário encontra nas plataformas digitais uma ferramenta poderosa para moldar a percepção pública e combater a desinformação.

A voz do produtor na era digital 

Pertille também destacou que as redes sociais são espaços onde todos podem expressar opiniões livremente, mas ressaltou a necessidade de que as informações compartilhadas sobre o agronegócio sejam de alta qualidade e provenientes de fontes confiáveis. “Será que todas as notícias que você lê sobre os agronegócios são de fontes seguras? Mais importante, mais segura que a fonte que é o produtor rural? Acredito que não exista,” afirmou Pertille.

A seguir, confira o boletim completo e a dica de Pertille aos produtores;

Pertille encorajou os profissionais do agronegócio a se envolverem ativamente nas redes sociais, utilizando seus celulares para gravar e mostrar o cotidiano de suas atividades. Esta prática não só ajuda a legitimar o trabalho duro do setor como também é uma forma eficaz de combater as fake news (notícias falsas).

Para mais informações e dicas sobre comunicação no agro, acompanhe o Canal do Criador nas redes sociais e participe da comunidade usando a hashtag #eusoucriador.

Próximos Leilões

03 MAI 09h15

Uberaba (MG)

5° Leilão Mega EAO Expozebu 2025 – Etapa Matrizes

Canal Rural | Lance Rural

03 MAI 17h00

Lages (SC)

Feira do Terneiro Lages – Etapa 1

Lance Rural

03 MAI 19h00

Uberaba (MG)

2º Leilão Pintado Expozebu – Encontro dos Campeões

Canal do Criador | Lance Rural

03 MAI 19h00

Esteio (RS)

Leilão Noite dos Campeões

Lance Rural

04 MAI 09h00

Uberaba (MG)

5° Leilão Mega EAO Expozebu 2025 – Etapa Touros

Canal Rural | Lance Rural

04 MAI 09h00

Londrina (PR)

Leilão Virtual Espinhaço & Modesto Agropecuária

Canal do Criador | Lance Rural

04 MAI 10h00

Goiânia (GO)

Leilão Virtual Leiloraça

Lance Rural

04 MAI 14h30

Bom Jardim da Serra (SC)

41ª Feira da Terneira de Bom Jardim da Serra

Lance Rural