Ir para o conteúdo

Minas Gerais vacina 97,5% de bovinos e bubalinos contra aftosa

As etapas de vacinação acontecem em maio e novembro no estado de MG, segundo o IMA

O estado de Minas Gerais alcançou o índice de 97,5% da cobertura vacinal contra febre aftosa em bovinos e bubalinos de zero a 24 meses. 

A campanha teve início no dia 1º de novembro do ano passado e foi prorrogada para 20 de dezembro do mesmo ano por causa de problemas na distribuição do imunizante pelas revendas e em razão do enfrentamento da pandemia de Covid-19. Mais de 300 mil produtores rurais imunizaram 10,2 milhões de animais nos rebanhos mineiros.

O balanço positivo da campanha é resultado do compromisso dos pecuaristas junto ao Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

Os pecuaristas puderam comprovar a vacinação até 30 de dezembro. Os dados foram monitorados e analisados diariamente pela Gerência de Defesa Sanitária Animal (GDA) do IMA, por meio do Sistema de Defesa Agropecuária (Sidagro).

Apesar da pandemia, o alto índice alcançado confirma o cuidado do produtor rural com a sanidade do seu rebanho. Todas as regiões do estado fecharam com índices acima de 90%, atendendo ao planejado pelo programa de vacinação.

Minas Gerais pertence ao Bloco IV, e busca o novo status sanitário de livre de febre aftosa sem vacinação, juntamente com Bahia, Mato Grosso do Sul, Goiás, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Sergipe, São Paulo, Tocantins, Distrito Federal e parte do Mato Grosso.

Atualmente, a imunização dos animais é fundamental para o estado  manter o reconhecimento internacional de área livre de febre aftosa com vacinação, status concedido pela Organização Mundial de Saúde (OIE), e que mantém importantes acordos internacionais.

Vacinação em 2022 

O IMA reforça que haverá vacinação contra a febre aftosa em todo o estado em 2022. Conforme o calendário oficial, as etapas acontecem em maio e novembro.

A retirada da vacinação prevista para o ano passado foi suspensa pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em razão da pandemia.

Entre os principais desafios de Minas Gerais está a finalização do georreferenciamento das propriedades rurais e o aumento no número de vigilâncias ativas e passivas, sendo esta última dependente do engajamento do produtor rural em notificar a suspeita da enfermidade.

Divulgação da campanha

O Governo de Minas, por meio da Seapa e sua vinculada IMA, realizou ações pontuais e estratégicas para divulgar a campanha em todo o estado. Dentre os destaques, spots publicitários para rádios e vídeos informativos, além de posts nas redes sociais, cujos conteúdos informaram prazos, esclarecimentos e instruções sobre a vacinação contra a febre aftosa.

Fonte: Ascom IMA

06 Mar. 19h30
LIVE 10º Leilão Virtual EAO – Apresentação dos Animais
06 Mar. 20h04
25º Leilão Mundial – Etapa Prenhezes

São José do Rio Preto (SP)

25º Leilão Mundial – Etapa Prenhezes

Canal Rural | Canal do Criador | Lance Rural

07 Mar. 09h00
Leilão Virtual Cuiabá Leilões

Cuiabá (MT)

Leilão Virtual Cuiabá Leilões

Canal do Criador | Lance Rural

07 Mar. 09h00
Programa Charrua Rural

Uruguaiana (RS)

Programa Charrua Rural

Lance Rural

07 Mar. 12h00
25º Leilão Mundial – Etapa Elite

São José do Rio Preto (SP)

25º Leilão Mundial – Etapa Elite

Canal Rural | Lance Rural

07 Mar. 13h00
Leilão Nelore Pintado Marca RV

Londrina (PR)

Leilão Nelore Pintado Marca RV

Canal do Criador | Lance Rural

07 Mar. 13h30
Leilão Virtual Fazenda Gramado

Paramirim (BA)

Leilão Virtual Fazenda Gramado

Lance Rural

07 Mar. 19h00
5ª Feira de Verão Bom Jardim da Serra

Bom Jardim da Serra (SC)

5ª Feira de Verão Bom Jardim da Serra

Lance Rural

08 Mar. 09h00
10º Leilão Virtual EAO – Etapa Touros, Bezerras, Aspirações e Matrizes
08 Mar. 09h00
Leilão Nelore Pintado Marca RV

Londrina (PR)

Leilão Nelore Pintado Marca RV

Canal do Criador | Lance Rural

08 Mar. 13h00
Leilão Virtual Girolando Mamed Agropecuária

Uberlândia (MG)

Leilão Virtual Girolando Mamed Agropecuária

Lance Rural

09 Mar. 12h00
Programa Zebu Para o Mundo

Uberaba (MG)

Programa Zebu Para o Mundo

Lance Rural