Mangalargada 2019 começa neste sábado, 23 de março

1ª Etapa do circuito será realizada em Botucatu (SP)

Uma cavalgada diferente com um tom de competição. Essa é a proposta do Mangalargada, evento realizado pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga (ABCCRM). O circuito anual conta com quatro etapas e a primeira deste ano será realizada neste sábado, dia 23 de março, a partir das 9 horas, em Botucatu, interior de São Paulo.
 

Mangalargada 2018 (Foto: ABCCRM)

A prova consiste em uma cavalgada de 20 quilômetros com algumas regras no meio do percurso. Os participantes devem cumprir, por exemplo, a velocidade indicada durante o caminho, que varia de 6, 9 ou 12 km/h. A disputa dura cerca de 2 horas. Pode participar qualquer pessoa com um animal registrado na raça Mangalarga. Crianças, somente a partir dos cinco anos e acompanhadas dos pais ou um responsável. No caso dos pequenos é obrigatório o uso do capacete. A cavalgada conta com premiação em medalhas e pódio para os primeiros colocados.
 

Pódio Mangalargada 2018 (Foto: ABCCRM)

O principal objetivo da Mangalargada é reunir a família mangalarguista em um ambiente descontraído e agradável e, claro, com adrenalina já que é uma competição. Segundo Luis Opice, presidente da ABCCRM, eventos como esse são fundamentais para o fomento da raça, pois trazem os jovens e as famílias. 
“O Mangalargada é importante em três aspectos. O primeiro deles é que você pode usar o seu cavalo com a família para passar uma tarde agradável. Essas cavalgadas trazem os jovens, os filhos, as esposas, os amigos e todo mundo que ama o cavalo e as pessoas gostam de participar porque é diferente, já que tem essa pitada de disputa. O cavalo tem que unir as famílias, para nós é o elo de ligação. O segundo aspecto é que essas cavalgadas fomentam a adesão de novos usuários do cavalo, que são aquelas pessoas que não tem interesse em criar animais, nem ter um grande plantel, mas querem um cavalo de qualidade para cavalgar nos fins de semana e participar de provas como essa. E o terceiro e último aspecto é que nessas competições damos uma utilidade aos animais que estão fora das exposições. Quem cria cavalo sabe que dos muitos produtos que são produzidos a cada temporada escolhemos alguns para levar nos julgamentos, os demais, quando não são vendidos nos leilões, serão muito bem aproveitados nessas cavalgadas, afinal a genética do Mangalarga foi feita pra isso, é o cavalo de sela brasileiro”, finalizou o presidente.
 

Pódio Mangalargada 2018 (Foto: ABCCRM)

A primeira etapa do Mangalargada de 2019 acontece na Fazenda Espinhaço, localizada em Botucatu. 

Participantes do Mangalargada 2018 (Foto: ABCCRM)

Confira abaixo a programação completa: 

> 7 horas – Delicioso café da manhã
> 8 horas – Vet check (check-up dos animais com os veterinários)
> 9 horas – Largada oficial
> 12h30 – Almoço para os participantes 
> Retorno – Após a chegada da Cavalgada os participantes desfrutam de um café da tarde e confraternização entre amigos.

A Fazenda Espinhaço está localizada na altura do km 258 da Rodovia Marechal Rondon.

Mais informações e inscrições:
Lucas Diniz – lucas.diniz@abccrm.com.br – (11) 3677-9866
Francisco Bezerra – francisco.bezerra@abccrm.com.br

Por Flávia Macedo | Canal Rural 

Próximos Leilões

29 ABR 20h04

Uberaba (MG)

36° Leilão Noite do Nelore Nacional – NNN

Canal Rural | Lance Rural

30 ABR 13h00

Uberaba (MG)

Leilão Matinha Expozebu 2024

Canal Rural | Lance Rural

30 ABR 18h00
30 ABR 19h00

Uruguaiana (RS)

Remate Gado Geral Tellechea & Bastos

Lance Rural

30 ABR 19h45

São Paulo (SP)

Lance na TV

Canal Rural | Lance Rural

30 ABR 20h00

Santa Cruz (BO)

Rural Notícias Bolívia

Canal Rural Bolívia | Lance Rural

30 ABR 20h00

Uberaba (MG)

31° Leilão Tradição Gir Leiteiro

Canal do Criador | Lance Rural

30 ABR 20h00