Girolando firma convênios com Bolívia e Equador

Medida foi tomada para certificar oficialmente a qualidade dos animais

Com quase 2 milhões de animais registrados no Brasil, a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando está expandindo as fronteiras pela América Latina. Para garantir que o número de rebanhos certificados seja cada vez maior no continente, a entidade acaba de assinar convênio técnico com associações de criadores da Bolívia e do Equador. O diretor de Relações Internacionais da Girolando, Guilherme Marquez, destacou que a raça está em franco crescimento em vários países, mas há a necessidade de certificar oficialmente a qualidade dos animais. “A Bolívia e o Equador já têm rebanhos muito bons e agora estão dando um passo certeiro para ter um rebanho de alto valor genético, como já é o brasileiro. Não existe qualidade sem o registro genealógico, pois ele é a garantia para o pecuarista e para o mercado de que o animal está dentro dos padrões raciais definidos para a raça”, assegura Marquez. Desde 1989, a Girolando é responsável no Brasil pelo Serviço de Registro Genealógico da raça, que surgiu no país e hoje é responsável por 80% da produção leiteira nacional.

A partir de agora, o serviço de registro de animais Girolando passa a ser realizado com exclusividade no Equador pela Associação de Criadores de Gir e Girolando do Equador (Asogyre). A assinatura do convênio ocorreu no dia 6 de outubro, durante a Expoferia Ganadera 2018, em Guaiaquil. Assinaram o convênio o diretor de Relações Internacionais da Girolando e o presidente da Asogyre, Carlos Alberto Neira. A Expoferia Ganadera 2018, ocorrida de 5 a 8 de outubro, ainda contou com julgamento de Girolando no sábado, 6, comandado pelo jurado brasileiro Marcello Cembranelli. E

Já na Bolívia, quem conduzirá o serviço de Registro será a Associação Boliviana dos Criadores de Zebu (Asocebu). O convênio foi assinado no final de setembro durante a Expocruz, em Santa Cruz de La Sierra, pelo diretor Guilherme Marquez e o presidente de Asocebu, Mario Ignacio Anglarill. “O convênio também vai gerar outros benefícios para a pecuária leiteira da Bolívia, tais como transferência de tecnologias, cursos de capacitação dos técnicos, etc.”, diz Anglarill.

Fonte: Grupo Publique

Próximos Leilões

18 MAI 12h00

Birigui (SP)

Leilão Nelore Pintado Zeus Rubro e Onix – 2ª Etapa

Canal Rural | Lance Rural

18 MAI 15h00
18 MAI 20h00
19 MAI 09h00

Londrina (PR)

Leilão Virtual Maratona Matinha – 1ª Etapa: Matrizes

Canal Rural | Lance Rural

19 MAI 12h00

Casimiro de Abreu (RJ)

Leilão Nelore do Atlântico e Convidados Especiais

Canal do Criador | Lance Rural

19 MAI 14h30

Lavras do Sul (RS)

Leilão Virtual Gado Geral

Lance Rural

20 MAI 19h30

São Paulo (SP)

Lance na TV

Lance Rural | Canal do Criador

20 MAI 20h00

Santa Cruz (BO)

Rural Notícias

Canal Rural Bolívia | Lance Rural