Vem aí: Circuito Nelore de Qualidade 2021

A 23ª edição do circuito já possui 36 etapas confirmadas em 11 estados

A primeira etapa do Circuito Nelore de Qualidade 2021 será realizada nos dias 31 de maio e 1º de junho em Araguaína (TO), na unidade local do Friboi. A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), promotora do Circuito, já tem confirmada a realização de 36 etapas. Trata-se do maior campeonato de avaliação de carcaças do mundo, que evidencia os resultados do contínuo investimento no melhoramento genético da raça, bem como no manejo nutricional, controle sanitário e boa gestão da atividade.

Foto: Reprodução/Giro do Boi

Esta é a 23ª edição do Circuito. Serão avaliados animais nelore machos e fêmeas em pelo menos 11 estados (TO, PA, MT, RO, GO, AC, ES, MS, MG, SP e BA), com o apoio da Matsuda Sementes e Nutrição Animal, e Friboi.

“Estamos confirmando a realização de 36 etapas, mas nossa meta é realizar 40 etapas em 2021, com a avaliação de mais de 20 mil animais. Estamos muito animados. O Circuito contribui para o aperfeiçoamento da produção nas propriedades, e para a melhoria da qualidade da carne bovina. Esperamos grande participação de criadores de Nelore dos 11 estados com etapas. É também uma oportunidade para valorizar os criadores que já fazem um ótimo trabalho”, destaca Nabih Amin El Aouar, presidente da ACNB

Novidades para 2021

O Circuito Nelore de Qualidade 2021 incorpora melhorias, como o campeonato “Melhores Lotes de Carcaças de Animais com Pai Identificado”, que objetiva valorizar o uso de genética selecionada, reunindo dados de características de carcaças de progênies de reprodutores Nelore e Nelore Mocho.

Outra novidade: as fêmeas com até 4 Dentes Incisivos Permanentes (d.i.p) e os machos castrados com até 2 d.i.p, com cobertura de gordura na carcaça mediana ou uniforme e peso de carcaça quente entre 16 e 25 arrobas, receberão a medalha Ouro Branco.

Devido à evolução zootécnica do Nelore e o consequente aumento do peso médio de abate, a ACNB adequou as pontuações na faixa de peso das carcaças quentes dos machos. Receberão nota máxima as carcaças que pesarem de 18 a 25 arrobas independentemente da idade dos animais.

Novos itens foram adicionados entre os critérios de desempate em caso de mesma pontuação final: Uniformidade de Peso de Carcaça no Lote e Volume de Peso de Carcaças com Pontuação Máxima.

“A pecuária evolui ano após ano. Acompanhamos a evolução da raça e fazemos ajustes no regulamento para manter as avaliações sempre atualizadas.”, completa André Locateli, gerente executivo da ACNB.

Confira o calendário completo e outras informações sobre o regulamento do Circuito Nelore aqui.

Fonte: Associação dos Criadores de Nelore do Brasil, com edição de Lance Rural

Sair da versão mobile

Leia também