Nota de falecimento: Ciro Manoel de Andrade Freitas

O alegretense foi um criador expressivo nas três espécies: ovinos, bovinos e equinos

É com profundo pesar que a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) informa o falecimento de Ciro Manoel de Andrade Freitas, aos 76 anos de idade, no último sábado (16) em Alegrete (RS).

Foto: Divulgação/ABCCC

Alegretense, médico veterinário formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e produtor rural, foi um criador expressivo nas três espécies: ovinos, bovinos e equinos, sendo que, entre os cavalos, dedicou a vida inteira ao cavalo crioulo. Ao lado do irmão José Inácio, participou das primeiras provas funcionais em Jaguarão (RS) com a Cabanha Escondida – no que viria a ser o Freio de Ouro. Depois, à frente da Cabanha São Marcos com o afixo Quilapy, produziu éguas de referência tanto funcional quanto morfologicamente.

Dentro da ABCCC foi um dos primeiros e mais importantes jurados da Casa, participando ativamente de inúmeros Freios de Ouro e Exposições Morfológicas, além de presidente do Conselho Deliberativo Técnico (CDT). Aos 76 anos, deixa a esposa Lilly do Canto Freitas e os filhos Ciro Manoel Canto de Freitas, Christina Canto de Freitas (ambos jurados da ABCCC), Carmela Canto de Freitas e Mariana de Freitas Caminha, além de tio e padrinho do ex-vice-presidente Técnico e jurado Vinícius Guedes Freitas.

Fonte: ABCCC

Categorias:

Sair da versão mobile

Leia também