Mangalarga Marchador: Exposição Nacional tem recorde de inscritos

Quase dois mil animais vão participar das provas que começam dia 18 de julho

A montagem da Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador começa nesta semana no Parque Bolívar de Andrade, o Parque da Gameleira, em Belo Horizonte/MG. O evento mais importante da raça tem mais de 1800 inscritos. Ao longo de 11 dias de competição, serão realizadas 60 provas oficiais de marcha e 50 de outras modalidades como baliza, tambor e conformação.

O tema do evento é “o cavalo do trabalho e do lazer”. Segundo o presidente da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), Daniel Borja, objetivo  é ressaltar as funcionalidades da raça que pode ser usada tanto na lida no campo quanto em provas e passeios. “É um cavalo de cela que oferece conforto, mas também é muito bom de trabalho”, afirma ele. Borja também diz que o animal tem um temperamento dócil e, por isso, também pode ser empregado na equoterapia.

A exposição recebeu 200 mil pessoas no ano passado. Segundo o gerente de marketing da ABCCMM, Guilherme Lages, a expectativa é um aumento de até 20% no número de visitantes. Ele diz que os motivos são o crescimento do público especializado, o maior investimento em divulgação e as melhorias na infraestrutura. O Parque da Gameleira recebeu cinco milhões de reais em investimentos do governo do estado.  “O local está remodelado. A área de leilões foi reformada, a praça de alimentação aumentou e o espaço para crianças triplicou de tamanho. Além disso, os shows devem atrair muita gente”, completa Lages. A dupla sertaneja César Menotti & Fabiano é uma das atrações confirmadas.

A raça é considerada a maior da América Latina. Hoje, existem mais de 600 mil cabeças só no Brasil. A 36ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador vai de 18 a 29 de julho. O evento será transmitido ao vivo pelo site lancerural.com.br.

Por: Júlio Prestes | Canal Rural

Categorias:

Sair da versão mobile

Leia também