Mangalarga empossa presidente Opice em evento solene

Apoio aos núcleos e realização de eventos funcionais são destaques na meta trienal da nova diretoria

Apoio aos núcleos e realização de eventos funcionais são destaques na meta trienal da nova diretoria

Diretoria da ABCCRM (Foto: ABCCRM/Divulgação)

Após a posse oficial da nova diretoria da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo da Raça Mangalarga (ABCCRM), ocorrida no último dia três de janeiro, foi realizado nesta quarta-feira (17) um ato solene para simbolizar a troca de cadeiras entre os criadores Mário Barbosa e Luís Augusto de Camargo Opice. A cerimônia contou com a participação de criadores e da antiga administração.

Mário Barbosa e Luis Opice (Foto: ABCCRM/Divulgação)

“Ficar todos esses anos foi um desafio que os associados me propuseram em 2003. O mangalarga estava ficando muito bonito, mas tinha perdido um pouco o seu andamento. Então resgatamos o andamento e a função do mangalarga. Portanto, eu saio satisfeito de ter feito o que fiz, que não foi fácil. Enfrentamos obstáculos enormes, mas eu acho que prevaleceu o bom senso. No fim as mudanças foram apoiadas e os resultados estão aparecendo hoje”, expressou o ex-presidente da ABCCRM, Mário Barbosa.

Ex-presidente da ABCCRM, Mario Barbosa, é homenageado com a réplica de seu cavalo (Foto: ABCCRM/Divulgação)

Após fazer seu pronunciamento final, Barbosa foi aplaudido pelos mais de 50 associados que estiveram presentes no evento, sediado no hall de entrada da entidade, localizada na capital paulista, no Parque da Água Branca.
O aperto de mãos entre os criadores mostrou uma passagem de bastão harmônica e com projetos promissores para o desenvolvimento do cavalo de sela no país. A associação possui hoje 217.500 animais registrados pelo Stud Book e mais de dois mil associados ativos.

“Uma responsabilidade suceder uma gestão de tanto tempo e que tanto fez pela raça. Mas, eu chego com entusiasmo. Eu tenho dito aos nosso amigos e associados que este é meu grande capital: entusiasmo e dedicação. E com um bom projeto, que acho que nós temos, nós vamos conseguir implementar as ações previstas e fazer com que a raça se desenvolva como um todo”, disse o novo presidente Luis Opice.

A diretoria eleita com o slogan “União é a Nossa Marcha” está formada da seguinte forma:

Diretor Presidente: Luis Augusto de Camargo Opice
Vice-Presidente Administrativo Financeiro: Nelson Antonio Braido
Vice-Presidente de Marketing: Josiane Cardoso Matta Vidotti
Vice-Presidente Técnico: Hamilton de França Leite
Vice-Presidente de Fomento: Alexandre de Oliveira Ribeiro
Vice-Presidente de Exposições e Esporte: José Luiz de Andrade Neto
Vice-Presidente de Relações Institucionais: Marcelo Cintra Zarif

Eleita como vice-presidente de Marketing, Josiane Cardoso Matta Vidotti, quer levar o mangalarga para todo Brasil, inclusive a ideia é retomar o programa de TV que deverá ser veiculado pelo Canal Rural. “Procuramos alcançar novos associados, principalmente fora do estado de São Paulo. Queremos o mangalarga ocupando o espaço que merece dentro da equinocultura nacional”, destacou.

Foi apresentado no evento o Plano Trienal de Gestão e Metas para o período de 2018 a 2020. Entre os principais projetos a serem postos em prática de imediato está o fortalecimento da aliança da entidade com os núcleos regionais, que já somam 25 bases espalhadas pelo território nacional, somando-se ainda à unidade do Pará, inaugurada nesta quinta-feira (18).

“Queremos que os núcleos atuem no fomento, na raiz deste tronco, desta árvore que é o mangalarga. Para isso poderão contar com nosso apoio financeiro”, informou Opice.

Palavras que alguns presidentes dos núcleos gostaram de ouvir, pedindo ainda a ajuda dos próprios criadores. “Cada núcleo que fizer mais evento vai ter um diferencial a mais. Isso incentiva, mas precisa de muito recurso. Temos que correr atrás de recursos financeiros. Os criadores vão ter que dar mais apoio. Quanto mais apoio melhor realizaremos os eventos, pois são eles que usufrui dos eventos. E mais eventos, mais adeptos”, ressaltou o presidente do Núcleo de Jundiaí, Atílio D’Angieri.

No mandato de Opice a busca pela divulgação da funcionalidade do cavalo mangalarga deverá ser intensificada. Além das Copas de Andamento e Exposições, estão previstas cavalgadas, enduros e poeirões.

Por Bárbara Siviéro | Canal Rural

Categorias:

Sair da versão mobile

Leia também