Genética centenária em oferta no 22º Leilão VR Tocantins

Animais geneticamente superiores para melhorar a eficiência produtiva dos plantéis serão disponibilizados

Animais geneticamente superiores para melhorar a eficiência produtiva dos plantéis serão disponibilizados

103 anos de seleção. A marca VR, fundada por Vicente Rodrigues da Cunha, é um dos nomes mais conhecidos e consagrados da pecuária nacional. Na década de 60, sob o comando de Torres Homem Rodrigues da Cunha, o criatório que nasceu no Triângulo Mineiro, foi um dos responsáveis pela importação histórica de Nelore da Índia.
Ao longo dos anos, vieram muitas outras conquistas como o Hexa Campeonato do Ranking Nacional da ACNB como melhor expositor da raça Nelore.
Disseminada por todo o país, hoje, a genética VR continua sendo preservada e multiplicada. O criador José Carlos Prata Cunha é o titular da grife VRJC. Com propriedades em Valparaíso (SP), Tangará da Serra (MT) e Muricilândia (TO), ele leva adiante o trabalho iniciado pelo avô e investe no constante melhoramento genético do rebanho. Há 13 anos, José Carlos Prata Cunha também é um dos integrantes do Nelore JOP, que liderou um novo ciclo de importações da Índia, em prol do refrescamento de sangue do rebanho brasileiro.

No próximo dia 25 de março, a partir das 13h30, o 22º Leilão VR Tocantins, no Parque de Exposições de Araguaína, será uma mostra do padrão de qualidade dos reprodutores e matrizes VRJC.
Em oferta, 120 reprodutores Nelore PO adaptados a pasto, com altas DEP’s e 4 fêmeas. A bateria de machos inclui destaques como Racista FIV Araputanga VR, garrote que tem a melhor avaliação genética do leilão no PMGZ. É TOP 0,1% para peso a desmama e trás a combinação genética do REM USP em vaca Jarina da Zebulândia VR. Outro touro que promete ser muito disputado é Rotã FIV Araputanga VR, macho de 19 meses e 600 quilos de peso com criação a pasto. Rotã impressiona pela qualidade da carcaça e é TOP 1% no iABCZ. O lote 3 é mais uma atração: Punho FIV Araputanga VR, filho do Jhelun da Colonial com Arieta FIV Araputanga.

Punho FIV Araputanga VR: garrote de 27 meses, com quase 900 quilos e 39 cm de CE (circunferência escrotal)

O 22º Leilão VR Tocantins é chancelado pela ACNB (Associação dos Criadores de Nelore do Brasil) e, pela primeira vez, será transmitido ao vivo pelo Canal Rural. Contamos com a sua audiência!

Conheça um pouco mais sobre o perfil de cada propriedade da marca VRJC:

*Fazenda Fortaleza está localizada em Valparaíso (SP) e é berço de consagradas doadoras e reprodutores, como Pinah Fort VR, Izabella FIV Fort VR, Asteca Fort VR, Vermut Fort VR, Delen Fort VR e Garoto Fort VR.

*Fazenda Araputanga, em Tangará da Serra (MT), é o polo de reproducão de gado de corte, com animais 100% adaptados a pastagem, pesados, bem conformados e com beleza racial. A seleção de Nelore PO dessa propriedade começou a se intensificar em 2011, com a criação do Programa VR Provado. O programa utiliza a base genética da Fazenda Fortaleza, onde as matrizes de maior produtividade do rebanho são acasaladas com reprodutores líderes de Sumários. As aspirações são realizadas na Fazenda Fortaleza (SP) e os embriões são transferidos na Fazenda Araputanga (MT).
A genética da nova importação da Índia, oriunda do Nelore JOP, também vem sendo incorporada no rebanho.

*Fazenda Triângulo, em Muricilândia (TO), é a propriedade onde são realizadas as fases de recria e engorda. A localização estratégica favorece a venda dos touros produzidos pelas Fazendas Fortaleza e Araputanga nesta região.

Por Paula Sant’Ana | Canal Rural

Categorias:

Sair da versão mobile

Leia também