Embrapa lança Compost Barn “Vacas e Pessoas Felizes”

Campo experimental promove o bem-estar animal e proporciona uma rotina de trabalho mais confortável

A Embrapa Gado de Leite inaugurou na última quinta-feira (12), em Coronel Pacheco (MG), o Compost Barn “Vacas e Pessoas Felizes”. Trata-se de um campo experimental para pesquisas em um tipo de sistema de produção ainda pouco estudado. O presidente da Girolando, Odilon de Rezende Barbosa Filho, participou da solenidade de inauguração, juntamente com outras lideranças do setor, como o presidente da Embrapa, Celso Moretti, o chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo do Carmo Martins, e o deputado federal Domingos Savio. O técnico da Girolando, Samuel Bastos, também participou do evento.

Foto: Associação Brasileira dos Criadores de Girolando

Segundo a Embrapa, o Compost Barn, além de promover o bem-estar animal, devido a um ambiente seco e climatizado, também proporciona uma rotina de trabalho mais confortável para produtor e empregados. Há muita tecnologia embarcada no sistema que a Embrapa está entregando. Câmeras e diversos sensores monitoram todo o ambiente, fornecendo informações sobre a temperatura, a atividade das vacas e iluminação. O foco será a produção de conhecimento. Tudo isso, segundo a entidade, favorece o trabalho dos profissionais envolvidos e facilita a tomada de decisão do produtor.

A adoção do Compost Barn tem crescido entre os produtores nacionais. Já são mais de dois mil em funcionamento, mas há poucos resultados de pesquisa sobre a tecnologia. O sistema Embrapa tem capacidade para receber 100 vacas das raças Holandês e Girolando, além de um composto convencional para recria. A estrutura será fonte de pesquisas, gerando indicadores sobre a sua utilização em ambiente tropical, preenchendo uma importante lacuna.

Fonte: Associação Brasileira dos Criadores de Girolando | Lance Rural

Categorias:

Sair da versão mobile

Leia também