Covid-19: ministro da Saúde diz que o agro está segurando economia

Em coletiva de imprensa, Luiz Henrique Mandetta disse que ‘sem alimento, não adianta fazer luta’

Durante coletiva de imprensa realizada na última quarta-feira (25), o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, ressaltou que o Brasil não pode parar e por isso a importância dos serviços essenciais. Mandetta diz que é difícil neste momento determinar o que é fundamental e usou como exemplo o chaveiro, que para quem perdeu a chave de casa, passa a ser um serviço mais que primordial.

Foto: Divulgação

O ministro destacou também a importância do agronegócio nesta crise. “Sem alimento, não adianta a gente fazer luta. Quem está segurando a economia desse país é o agro”, afirmou.

Mandetta falou ainda que, neste sentido, o pronunciamento do presidente da república, Jair Bolsonaro, chamou atenção para a colaboração de todos neste momento. “É preciso avaliar a situação, porque se não consigo chegar a vacina porque não tem mais o avião. Não consigo produzir o ventilador porque o funcionário não chega na firma de ventilador. Isso causa uma série de transtornos para o próprio sistema de saúde, que é a única razão das nossas medidas aqui. Nós não vamos mudar um milímetro do nosso foco, que é a vida”.

“Antes de adotar o fecha tudo, existe a possibilidade de trabalhar por bairro. Fazer a redução de mobilidade urbana em determinados aparelhos. Existe uma série de medidas que vai se tomando até que você tenha um patamar”.

O caminho neste momento é a união dos setores e dos estados. “É preciso pensar na economia. A maneira como nós vamos fazer isso será juntos. Nós vamos construir juntos”.

Apoio aos pecuaristas brasileiros

Em matéria publicada na quinta-feira (26), o Lance Rural trouxe a informação sobre o apoio que importantes associações estão fazendo aos pecuaristas brasileiros. Como por exemplo, a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB)e a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).

De acordo com Nabih Amin El Aouar, presidente da ACNB, é indispensável a produção de carne saudável e saborosa para alimentar a população, e esse trabalho cabe aos pecuaristas. “Temos o compromisso de auxiliar os criadores de Nelore em todo o Brasil, especialmente em um momento de desafios. Os pecuaristas podem contar com o nosso apoio para enfrentar essa crise e continuar garantindo o abastecimento da população com carne de qualidade. Alimento altamente rico em proteína e nutrientes que contribuem sobremaneira para o sistema imunológico”, ressaltou.

Para reafirmar o compromisso com o Brasil e com os pecuaristas, o presidente da ABCZ, Rivaldo Machado Borges Junior, se pronunciou nesta manhã, nas redes sociais da entidade. “Nós podemos garantir que não vai faltar alimento no Brasil. Vamos seguir com o abastecimento de carne e leite de qualidade. Eu confio na força de produção do país”, explicou.

Além disso, Rivaldo Machado ainda ressaltou o apoio à ministra da Agricultura, Tereza Cristina. “Queremos parabenizar a ministra, que diante desse cenário, está atuando com medidas no MAPA. Garantindo projetos que sustentarão a cadeia produtiva. O agro não pode parar e não vai parar”, concluiu.

Fonte Canal Rural, com edição de texto de Bianca Sandrine | Lance Rural

Categorias:

Sair da versão mobile

Leia também