Conheça os homenageados no Hall da Fama de 2017

Neste ano, os homenageados são Quartim Barbosa, Benedito Moreira, Diana Cox e Paulo Farha

Além dos animais, o Hall da Fama é destinado para criadores e treinadores. Neste ano, os homenageados são Quartim Barbosa, Benedito Moreira, Diana Cox e Paulo Farha.

Quartim Barbosa

Barbosa foi um dos responsáveis pela fundação da ABQM – Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha. Como criador, optou pela seleção do cavalo de corrida e trouxe em 1974 a primeira égua de Corrida ao Brasil, chamada Royaltee. Em sua trajetória, tornou-se recordista nos hipódromos de Campo Grande, Itapetininga, Barretos e Taquarituba, além de derrotar os melhores cavalos PSI da época.

Barbosa faleceu aos 91 anos no dia 25 de agosto de 2016.

Benedito Moreira

Conhecido como Dito Moreira, é um dos treinadores e domadores mais experientes da história da raça quarto de milha no Brasil. Dentre sua trajetória, foi de peão de comitiva à profissão que exerce hoje como professor e formador de grandes competidores. Nem mesmo um acidente com o cavalo o tirou do foco principal.

Em relação aos animais, formou importantes campeões de rédeas, laço, apartação, baliza, tambor e maneabilidade e velocidade, como: Hondo Rancheiro, Double Bull, Mister Bull, Old Hondo, Capri Bar, Billy’s Gamay, Miss Tonta, Shady Leo, Florentino EW, Bar Trouble, Gold Sonora, Segredo SKR, Bonito, entre outros.

Paulo Farha

Ele é um dos principais quartistas respeitado tanto pela ABQM como pelos próprios criadores. Por sua gestão como presidente da associação em dois mandatos consecutivos, de 2006 a 2009, e em 2011; e o trabalho desenvolvido juntamente com seu pai Fauzet Farha, já homenageado pelo Hall da Fama, é um dos contemplados deste ano. Entre todos os animais de sua criação campeões e premiados, está o até hoje mais pontuado da história da ABQM, El Shady Zorrero.

Paulo também foi um exímio competidor e conquistou inúmeras fivelas com o Trouble Two Times, um dos principais reprodutores de Trabalho da história da ABQM, com vários Registros de Mérito, homenageado no Hall da Fama 2015.

Paulo Farha sempre ocupa o lugar entre os homenageados como Melhor Criador ou como Melhor Proprietário da raça Quarto de Milha, do ABQM Awards. Na reprodução, a Fazenda Caruana – propriedade de sua família localizada em Bauru, SP – tornou-se também um dos principais plantéis da raça.

Diana Cox

E neste ano de 2017, o Hall da Fama traz uma novidade. Pela primeira vez uma mulher será contemplada e eternizada com o tão esperado prêmio. Diana Cox sempre esteve presente entre os trabalhos desenvolvidos pela diretoria, seja em cargos direcionados ou voluntariamente.

O início com os cavalos foi na modalidade Salto, mas foi o quarto de milha sua grande paixão, assim que conheceu o garanhão Zanador. Depois passou o encanto para o resto da família, e hoje seu neto Ricardo de Campos Rolim é campeão nas Rédeas. Um dos cavalos de destaque lembrados por Diana é o Winnin Doctari.

Por: Bárbara Siviero | Canal Rural

Categorias:

Sair da versão mobile

Leia também