Cavalo crioulo ensina o verdadeiro espírito do Natal

Em 2016, o Leilão Beneficente ajudou na recuperação da jovem Stephanie Medeiros

Em 2016, o Leilão Beneficente ajudou na recuperação da jovem Stephanie Medeiros

Em Balneário Camboriu (SC), existe um criador chamado Ronei de Medeiros. Ele é apaixonado pelo Cavalo Crioulo, e não é uma simples paixão, mas uma mistura com gratidão, pois a raça tem ajudado o criador na recuperação de sua filha Stephanie Nunes de Medeiros, 17 anos.

Stephanie aos 14 sofreu uma parada cardiorrespiratória e cerca de 99% de seu cérebro foi paralisado, o que resultou na mudança de vida da família. A manutenção de toda a estrutura necessária entre equipamentos, medicamentos, fisioterapia e exames gira em torno de R$ 7,5 mil mensais, o que foge da renda dos Medeiros.

E é ai que o cavalo crioulo entra. Em maio deste ano a Trajano Silva realizou um leilão beneficente, com transmissão via Canal Rural, em prol da Stephanie. Todo dinheiro arrecado foi diretamente para ajudar nos custos com os equipamentos.

O leilão de crioulo ajudou e ainda está ajudando a família neste fim de ano, e o pai é agradecido por todo o movimento criado por sua filha. “Sem a Trajano Silva, Valéria Maciel, Jônio Tavares e todo o universo crioulo, não somos nada. Eles nos ajudam muito. É inacreditável a força que nos dão. É uma benção tê-los com a gente. É isso que nos mantém firmes.”, comenta Ronei.

E é com este sentimento de agradecimento que a família se prepara para o natal. Para eles, o espírito natalino é vivido constantemente, durante todos os dias do ano. A Stephanie uniu mãe, pai e irmão e ensinou a eles o que é viver a fraternidade, o amor pelo próximo, e ter fé. E mesmo com tantas dificuldades, a família não desanima.

“Uma coisa que nunca seremos, é ingratos. Não é fácil passarmos um natal assim. Não é um natal normal, é um natal dolorido em que minha filha não está falando, mas agradeço a Deus por ela estar com a gente, ela é o nosso amor. O que nos alegra é vê-la sorrindo. O que pudermos fazer por ela, a gente faz.”, diz Medeiros.

Ronei, para finalizar, deixa uma mensagem de incentivo a essas datas festivas:

“Só falo uma coisa: viva a vida. Valoriza teu pai, teus irmãos, valoriza. Ame a vida, curta e dê valor. A Stephanie de uma hora para outra estava sorrindo, jogando vôlei e no outro dia estava em coma. Apenas valorize a vida o quanto puder.”

Por: Paula Spínola e Patrícia Haddad | Canal Rural

Categorias:

Sair da versão mobile

Leia também