Câmara aprova projeto que torna Bagé a capital do PSI

Município reúne aproximadamente metade de todo o rebanho nacional de cavalos da raça Puro-Sangue Inglês

Município reúne aproximadamente metade de todo a tropa nacional de cavalos da raça Puro-Sangue Inglês

Cavalo Puro-Sangue Inglês (Foto: Divulgação/A.B.C.P.C.C)

Após parecer favorável do relator, deputado José Stédile (PSP), o projeto de autoria do deputado federal Afonso Hamm (PP), que torna Bagé a capital nacional do Puro-Sangue Inglês (PSI), foi votado e aprovado por unanimidade no dia 7 de novembro na  Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados.

O próximo passo, agora, é repetir todo esse procedimento, mas desta vez na Comissão de Cidadania, Justiça e Constitucionalidade, quando será designado um relator para nova votação.  Depois, o projeto vai para o Senado Federal, que é a casa revisora, onde deve passar por mais comissões. Se aprovado sem nenhuma modificação, vai para sanção presidencial.

Autor do projeto, Hamm comemorou a aprovação. “É uma criação importante. Temos milhares, em torno de 50% dos animais, mais de 1,2 mil potros saem dos haras que são criatórios dos municípios de Bagé e Aceguá. Importante que nós possamos, com esse reconhecimento, trazer mais investimentos, gerar mais empregos , trazer um apelo turístico. Por isso, queremos valorizar, reconhecer a capital nacional do Puro-Sangue Inglês e, com isso, teremos um avanço importante. Quem sabe uma grande expansão, provas importantes, atraindo e gerando milhares de empregos no nosso Estado e, sobretudo, na região da Campanha”, avaliou.

Com informações da Folha do Sul

Categorias:

Sair da versão mobile

Leia também