Leilão Touros Santa Cruz

Leilão Touros Santa Cruz

Programa Leilões | Canal Rural
Fone: (43) 3373-7077

Abertura: 18/11/17 | 13:00

Encerramento: 18/11/17 | 20:00

Raça: Nelore

Frete: A consultar

Santa Cruz oferta touros provados a campo

Animais participaram da estação de monta de 2016 e completam 36 meses

Foi pela necessidade de colocar padrão racial na sua criação que surgiu uma das principais marcas do nelore nacional, a Santa Cruz. Há 36 anos o pecuarista Gil Pereira passou a se dedicar a pecuária extensiva e decidiu iniciar uma seleção mais criteriosa, incluindo as avaliações genéticas. Tal prática levou a padronização que tanto almejava para todo o plantel .

A mudança não foi uma substituição e sim definições que agregaram qualidade ao seu gado criado a campo. E o resultado permanece, sempre com um rebanho produtivo, funcional, fértil e com habilidade materna, mantendo o padrão em todo o ciclo da criação, na cria, recria e engorda.

A precocidade também é uma das características do gado Santa Cruz. Os animais abatidos atingem em média os 22 meses de idade com 21 arrobas, sendo 100% produzidos pelas fazendas Santa Cruz.

 

Parte desta genética será disponibilizada neste sábado, dia 18 de novembro, no Leilão Santa Cruz. O pregão será sediado no tatersal, dentro da Fazenda Santa Cruz, localizada no município de Iaciara, em Goiás.

Os animais ofertados são avaliados pelo Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos- PMGZ e comprovados a campo. “Todos os touros foram testados na estação de monta do ano passado, quando os utilizamos nas novilhas do rebanho cara limpa, ou seja, já foram aprovados no teste a campo”, informou o supervisor de pecuária da Nelore Santa Cruz, Paulo Kamilo Mesquita Nogueira.

Os touros estão para completar 36 meses. Entre os destaques, Júpiter FIV Santa Cruz atingiu uma das melhores avaliações, sendo Top 2% para peso, 3% ao sobreano, 4% peso à desmama e no total materno 9%. Filho de Lastro FIV da RFA, que foi um dos principais produtores de central, Júpiter está com 950 Kg e 42 cm de CE (Circunferência Escrotal).

Os irmãos próprios de Júpiter, o Jetta FIV Santa Cruz e Jumbo FIV da Santa Cruz, também foram selecionados para este leilão. Pela avaliação apresentam os mesmos resultados, sendo 2% para peso ao ano, 3% de soberano, 4% para peso à desmama e 9% no total materno. A diferença entre eles está no peso e no CE. Jetta pesa 950Kg e tem 40 cm de CE. Já Jumbo pesa 970 Kg e mede 42 cm de CE.

Outro exemplar com características bem definidas colocado para comercialização é Jestouro FIV Santa Cruz. Sua pontuação apontada pelas DEPs (Diferença Esperada na Progênie) mostra que ele está entre os oito melhores a cada 100 avaliados pelo PMGZ. Jestouro é Top 0,5% no peso à desmama, 4% no peso ao ano, 5% de sobreano e 8% no total materno. O touro pesa 910 kg e possui 42 cm de CE.

Jordano FIV Santa Cruz carrega a genética de Bitelo da SS, do genearca 1646 da MN. Aos 34 meses de idade, pesa 880 Kg e tem 42 cm de CE. Sendo ainda Top 2% para Idade ao Primeiro Parto e 5% para peso à desmama.

Ao todo serão ofertados 200 touros. “Depois de 36 anos atuando na pecuária e depois de ter começado o trabalho de melhoramento genético com animais PO para produzir meus próprios touros, hoje me orgulho muito de ofertar a mesma qualidade que eu gostaria de comprar”, finalizou Gil Pereira, o anfitrião da tarde de sábado.

O Leilão Touros Santa Cruz será transmitido ao vivo pelo Canal Rural, a partir das 13 horas. A condição de pagamento é de 30 parcelas, sendo 5 duplas e 20 mensais. O frete será gratuito em qualquer quantidade, para toda malha viária do Brasil. Mais informações sobre os animais no site da Programa Leilões.

Campeão nacional

A seleção criteriosa de Gil Pereira fez dele campeão nacional e recordista de preço nos leilões da raça Nelore. Em 2010 e em 2012 comercializou os animais mais caros de seu ano respectivo. Em 2010 na venda da Deila FIV Santa Cruz, também Bi-Campeã Nacional Vaca Jovem da Expoinel. E em 2012 recorde anual com a Rani FIV 3493.

Seguindo, em 2012 fez o melhor macho jovem do Ranking Nacional e em 2013 foi de seu criatório o melhor macho nacional, o Feitor FIV Santa Cruz, touro que hoje fornece sêmen para venda. No mesmo ano também viu sua matriz vencer o título nacional, consagrando-se em 2012, o segundo melhor criador e terceiro melhor expositor na Expozebu.

Programação

O Leilão Santa Cruz acontece no sábado, dia 18 de novembro, na Fazenda Santa Cruz, em Iaciara, Goiás. A partir das 10 horas os animais estarão disponíveis para revisão no local. Logo depois, às 11 horas, darão início ao show do grupo Transpantanal com músicas variadas, do sertanejo ao MPB. Meio dia e meia ficou reservado para o almoço. A previsão é que o leilão tenha início às 13 horas. A transmissão será ao vivo pelo Canal Rural.

Não perca!!!

 

Por Bárbara Siviéro | Canal Rural