Leilão Genética Xuab 10 Anos

Leilão Genética Xuab 10 Anos

Programa Leilões | Canal Rural
Fone: (43) 3373-7077

Abertura: 17/12/17 | 13:30

Encerramento: 17/12/17 | 19:00

Raça: Nelore

Forma de Pagamento: A consultar

Frete: A consultar

Xuab comemora 10 anos de seleção com genética de ponta e alegria

Rio de Janeiro, um dos berços do Nelore no Brasil, será palco do Leilão Genética Xuab, dia 17 de dezembro

 

“O Rio de Janeiro continua lindo. O Rio de Janeiro continua sendo…” Uma cidade maravilhosa, com inúmeros cartões postais. Uma terra na qual os turistas são recebidos de braços abertos pelo Cristo Redentor. Uma metrópole onde os moradores contornam as adversidades com uma característica marcante dos cariocas: a alegria!

Não por acaso, “a alegria do Nelore” é o slogan da Xuab Agropecuária, situada no município de Araruama, na Região dos Lagos. Bom humor e alto astral são marcas registradas do criador Amândio Salomão. Um mineiro que há mais de 40 anos escolheu o Rio de Janeiro para morar e tocar seus negócios. Além de atuar no ramo de seguros, há 10 anos o “Tio Amândio” (como é carinhosamente chamado pelos neloristas), também seleciona NeIore.

Amândio Salomão: a “alegria do Nelore”

Uma década de investimentos e evolução merece ser celebrada e é por isso que no próximo dia 17 de dezembro, será realizado o Leilão Genética Xuab – 10 anos. Pela primeira vez, o evento será realizado na Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa. Instalada num Palacete, na Praia do Flamengo, esse local foi construído em 1920 e é uma herança cultural do Rio da Janeiro.

Fachada da Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa

No último leilão de Nelore da temporada 2017, serão ofertados animais de elite, prenhezes e fêmeas de produção. Genética forte, produtiva e premiada! Nesse ano, as principais conquistas em pista da Xuab foram: Melhor Expositor São José do Rio Preto, Melhor Expositor e 3º Melhor Criador Copa do Atlântico, Melhor Expositor e 2º Melhor Criador do Ranking do Rio de Janeiro e 6º Melhor Expositor Expoinel. Mas, na “linha do tempo” de uma história iniciada com a aquisição de uma doadora recordista de preço chamada Linha FIV MRA, muitas outras vitórias foram obtidas.

Em cada um dos lotes selecionados para o remate é notório o amadurecimento do plantel, que se firmou nas pistas, na produção e é um dos principais investidores da raça Nelore. “O Seu Amândio é uma pessoa fácil de se lidar, pois ama a raça Nelore, gosta de acompanhar o trabalho na fazenda, de participar dos leilões e vibra com todos resultados e aquisições. Podemos dizer que esses 10 anos marcam o início de uma nova fase, na qual a Xuab Agropecuária se consolida como um importante criatório fornecedor de alta qualidade genética. Também estamos muito felizes como nosso projeto de pista, que está em plena ascenção. Ao longo desse ano, conseguimos ótimas colocações em exposições de peso e para a temporada 2018 estamos reforçando o nosso time de pista com 10 animais inéditos. Ou seja, temos muitos motivos para comemorar e nada melhor do que reunir os amigos neloristas para juntos fazermos um grande evento e encerrar com chave de ouro o ano”, afirma Gustavo Pinheiro Machado, gerente de pecuária da Xuab Agropecuária.

Entre os animais de pista, Mil FIV Xuab e Edap FIV Enciumada I são duas estrelas que estarão à venda no leilão. Mil FIV Xuab se apresentou somente em duas pistas, sendo 1º Prêmio em Vila Velha e 2º prêmio na Expoinel ES. Linda de tipo, de raça e conformação, ela pode integrar qualquer progênie de pai do Kayak TE Mafra e leva ainda o sangue nobre da Princesa III da MV e da Hasta TE. Segue inseminada do Lastro RFA. Esse é lote especial em comemoração aos 10 anos da Xuab!

50% à venda: aos 13 meses, Mil FIV Xuab sintetiza os 10 anos da Xuab Agropecuária.

Edap FIV Enciumada I é uma novilha que une desempenho, costelas extremamente arqueadas, volume de musculatura e beleza racial. Foi Campeã Bezerra na Fenagro 2016 e 3ª Melhor Novilha Menor em Macabu 2017. E o melhor está por vir: está prenha do Jabriel e vai parir de 25 para 26 meses. Depois, dará continuidade a brilhante carreira de pista.

Pista forte: Edap FIV Enciumada I: parceria entre Xuab, Nelore Edap e Casa Domingos Agropecuária.

Para quem deseja reforçar o time de doadoras, uma das opções é Jara V FIV da HRO.  Matriz que herdou a fertilidade e habilidade materna da lengendária Ópera da SC.  É filha da Itália IV TE J.Galera com 1646 da MN, um dos mais consagrados pedigrees de todos os tempos. Jara vai para seu quarto parto aos 6 anos de idade e produz, em média, 28 oócitos por coleta.

50% à venda: Jara já produziu animais campeões em pista e comercializou prenhezes em importantes leilões

A bateria de prenhezes também está especial! Prova disso, é a prenhez da Diandria x Kayak. Diandria  FIV da EAO é a “doadora símbolo da Xuab Agropecuária”. Impressiona pelo volume, estrutura e, principalmente, a qualidade de sua produção.Uma vaca capaz de formar um rebanho inteiro.Mãe de inúmeros animais de destaque em vários plantéis do Brasil, sua genética será perpetuada por diversos filhos e filhas. Um exemplo é Uruguai da Monte Verde, touro PNAT da Alta Genetics, com mais de 20 mil doses de sêmen comercializadas.

Diandria é uma doadora TOP 0,5% no PMGZ. O acasalamento com o Kayak é TOP 2%

Outra prenhez que merece atenção é Emérita FIV Xuab, considerada o melhor indivíduo já produzido pela Xuab ao longo dos 10 anos de seleção. Possui uma produção fantástica: com Donato gerou Jane, Junco, Nita e Pablo. Todos animais de pista e muito competitivos. Uma doadora com potencial para disputar Ranking Nacional como Melhor Matriz! O acasalamento inédito com o Rambo é TOP 3%.

Emérita FIV Xuab: o melhor animal que a Xuab já produziu. Prenhez inédita à venda!

Domingo, dia 17 de dezembro, a partir das 13h30, o Canal Rural transmite ao vivo o Leilão Genética Xuab – 10 anos. Vamos encerrar o ano num lugar muito especial para os neloristas. Para quem não sabe, o Rio de Janeiro foi uma das portas de entrada do Nelore no Brasil. Em 1878, o criador Manoel Lemgruber, proprietário da Fazenda Santo Antônio, na cidade de Sapucaia, decidiu importar do Jardim Zoológico de Hamburgo, na Alemanha, um pequeno lote de gado Nelore (1 touro e 2 fêmeas). Hoje, a genética desses animais que desembarcaram em solo fluminense está presente em grande parte do rebanho nacional. E o Nelore (isso não é novidade) conquistou o Brasil e o mundo!

Nos vemos no próximo dia 17. Até lá!

Por: Paula Sant’Ana | Canal Rural