matinha

Leilão Matinha

ABERTURA

  • date-icon

  • hour-icon

    h

ENCERRAMENTO

  • date-icon

  • hour-icon

    h

Leilão Matinha ExpoZebu: o caminho certo para a lucratividade

Genética multiqualificada Matinha marca presença na maior exposição de gado zebu do mundo com a realização de um leilão inédito

Na pecuária não existe lucratividade sem produtividade. Mas, como produzir mais em menos tempo? Quais as características de maior impacto econômico? Como saber se uma genética é realmente melhoradora? Essas e outras questões relacionadas à produção genética bovina podem ser respondidas através do histórico de 42 anos do Rancho da Matinha, um consagrado criatório mineiro comandado por um pecuarista visionário e incansável na arte de selecionar e melhorar geneticamente o Nelore brasileiro.

Luciano Borges é a quinta geração de pecuaristas da família. Ele cresceu convivendo com o gado zebu e desde 1976 possui um rebanho que antecipa tendências e demonstra quais os caminhos a serem trilhados em busca de uma pecuária eficiente e rentável. Luciano nunca almejou a fama, mas o reconhecimento pelo trabalho que ele desenvolve é inegável. Os resultados comprovam que o processo de melhoramento genético do plantel da Matinha é firmado em bases sólidas.

Luciano Borges dissemina genética multiqualificada  em prol da evolução da pecuária nacional

Na década de 90, Luciano Borges passou a selecionar com foco direcionado para precocidade e fertilidade. Em 2002, começou a utilizar a ultrassonografia para avaliar carcaças. Em 2011, foi a vez do projeto pioneiro para eficiência alimentar. Um ano depois, lançou mais uma novidade: o Índice Real Matinha (IRM).

Para todas essas iniciativas há uma retribuição. Só nos primeiros meses deste ano, 11 touros jovens da geração 2016 já foram contratados pelas melhores Centrais do Brasil. Outra boa notícia é que, pela primeira vez, o Rancho da Matinha vai participar da ExpoZebu como promotor exclusivo de um remate. Batizado de Leilão Matinha ExpoZebu, o evento será uma vitrine da famosa “genética multiqualificada”, que engloba seleção para as seguintes características: consumo alimentar, stayability (longevidade reprodutiva das matrizes no plantel), ganho pós-desmama, precocidade reprodutiva, peso à desmama, habilidade materna, rendimento e terminação de carcaça. “Notamos que foi aberto um espaço na ExpoZebu para um gado que seja morfologicamente bem caracterizado em termos raciais e, ao mesmo tempo, tenha avaliações genéticas focadas nos atributos indispensáveis para uma raça de corte, produtora de carne de qualidade. Sendo assim, resolvemos apresentar nesse leilão da ExpoZebu a filosofia de um trabalho que perseguimos há mais de 40 anos e acreditamos ser de suma importância para a pecuária brasileira” afirma Luciano Borges.

51 lotes (39 individuais e 12 múltiplos) de matrizes, novilhas, bezerras e garrotes serão ofertados. Cinco parceiros que utilizam constantemente a genética Matinha também foram convidados à vender no leilão.

A seleção dos animais ficou a cargo da SAP (Sucesso Assessoria Pecuária). Estreando nos leilões do Rancho da Matinha, o presidente da empresa, Fernando Barros, confessa que recebeu o convite com muita honra e alegria. Segundo ele, o trabalho realizado pelo Luciano serve de exemplo para todos os tipos de criador. “O alto desempenho produtivo do plantel da Matinha impacta diretamente na produção de carne nobre, consequentemente, nos resultados econômicos das fazendas. Nós estamos felizes em colaborar com esse evento e ter a oportunidade de mostrar ao público da ExpoZebu os fundamentos do Rancho da Matinha” diz Fernando Barros.

Entre as matrizes selecionada, três serão negociadas 50%. O comprador vai ficar sócio do Rancho da Matinha que, por sua vez, seguirá com a doadora no plantel e ficará responsável pelos acasalamentos e congelamento dos embriões. A produção das doadoras será dividida com os novos proprietários.

Uma delas é Parati MAT. Filha do Provador em vaca Rambo, ela é mãe do touro de Central Vasco MAT., contratado pela ABS Pecplan.

50% à venda: Parati MAT é mãe do touro de Central, Vasco MAT.

Outra produtora de touros de Central é Saunah RMVC. Mãe do Ayman MAT. e do Vigor MAT. Dois reprodutores que integram a bateria da Alta Genetics.

50% à venda: Saunah RMVC é mãe de dois touros de Central

A terceira é Saiha MAT., doadora que vem gerando progênies diferenciadas e dando continuidade ao progresso genético do rebanho Matinha.

50% à venda: Saiha MAT, matriz produtora de progênies diferenciadas

Referência na produção de touros melhoradores, a Matinha vai ofertar 50% do Paraná MAT, touro detentor de uma das carcaças mais impressionantes da raça, com ossatura robusta, aprumos perfeitos e padrão racial exemplar. Grande destaque para idade ao 1º parto, stayability e peso nas diversas idades. É filho de Kokar da Matinha em matriz Rambo da MN. Sua mãe, a doadora Franquia da Mat., até os 12 anos de idade, produziu 9 filhos naturais além de vários produtos por FIV(fertilização in vitro). Reprodutor para criadores que buscam o Nelore volumoso, estruturado, altamente produtivo, e com muita beleza racial.

Touro “bruto”: Paraná da MATI é um retrato do padrão de qualidade genética do Rancho da Matinha

Não restam dúvidas de que as expectativas para o Leilão Matinha Expozebu são as melhores possíveis e como diz o criador Luciano Borges “o saldo mais positivo para a Matinha é a certeza de crédito renovado com cada cliente”. Essa renovação tende a ser permanentemente automática, afinal não dá para transitar na contramão da moderna pecuária brasileira, não é mesmo?

Sucesso Luciano, Vicky e equipe Matinha!

Dia 01 de maio, a partir das 14h, estaremos juntos no Rancho da Matinha, em Uberaba (MG), para transmitir ao vivo pelo Canal Rural todas as emoções desse evento multiqualificado!

Por Paula Sant’Ana | Canal Rural