31º Campeonato Brasileiro de Marcha Batida

31º Campeonato Brasileiro de Marcha Batida

| Lance Rural
Fone:

Abertura: 14/11/17 | 8:00

Encerramento: 18/11/17 | 18:00

Raça: Mangalarga Marchador

Lance Rural transmite Campeonato de Marcha Batida

ABCCMM espera o cadastro de mais de 600 animais na 31ª edição do evento

 

Este ano a Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM) vai levar o cavalo mangalarga marchador para perto de suas origens. Há 50 minutos de Cruzília, município de Minas Gerais, onde foram registrados os primeiros animais da raça, está localizada a cidade de Caxambú. A região será sede do 31º Campeonato Brasileiro de Marcha Batida.

A competição acontece entre os dias 14 e 18 de novembro, no Parque de Exposições José Bráulio Junqueira de Andrade, e terá transmissão ao vivo pelo Lance Rural, portal do Canal Rural, a maior rede do agronegócio brasileiro. CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR

O Campeonato Brasileiro de Marcha Batida é um dos principais eventos organizados pela ABCCMM. No ano passado bateu recorde no número de inscritos, recebendo 480 animais. Os julgamentos do campeonato foram realizados na capital Vitória, juntamente com as exposições Estadual do Espírito Santo e do Criador.

Para esta edição a Associação está ainda mais otimista e espera receber 600 animais. O prazo para efetuar o cadastro e garantir a participação nas provas vai até o dia 10 de novembro.

“É com grande carinho que planejamos o Brasileiro de Marcha. Sem dúvida, teremos mais um grande evento da raça e a comprovação de que estamos no caminho certo no desenvolvimento do nosso cavalo”, disse o presidente da ABCCMM, Daniel Borja.

O parque que será sede da competição passou por uma revitalização e ganhou baias. Os espaços de convivência, como o restaurante, foram reformados.  “Tudo para mostrar o apoio da Prefeitura Municipal de Caxambu. Convido a toda a família marchador que desfrute da hospitalidade de nossa cidade e região”, confirmou o prefeito de Caxambu, Diogo Curi Hauegen.  O evento também conta com o empenho do Clube do Cavalo de Cruzília e do Núcleo do Sul de Minas dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador.

Programação

Pela agenda pré-programada do Campeonato Brasileiro de Marcha Batida, a entrada dos animais está marcada para acontecer entre os dias 11 e 13 de novembro. Logo no dia seguinte, 14 de novembro, começa o julgamento na pista principal, que segue até o dia 18 do mesmo mês.

O encontro também traz oportunidades de negócios, como o Leilão Elite CMB Caxambu/2017, marcado para o dia 17. Neste dia, às 17 horas, dentro do parque, acontecerá a apresentação dos animais. Já o remate está marcado para às 18 horas e será realizado no Hotel Glória.

Julgamentos

A divisão dentro do campeonato é feita de acordo com a idade dos animais. Participam cavalos e éguas jovens acima de 10 meses até 36 meses e adultos acima de 36 meses até 204 meses. Os castrados registrados acima de 36 meses participarão dos julgamentos de concursos de marcha e provas funcionais.

Na divisão de categorias dos animais jovens são cinco campeonatos: Campeonato Potro/Potra Mirim, Campeonato Potro/Potra Jovem, Campeonato Potro/Potra, Campeonato Potro/Potra Maior e Campeonato Potro/Potra Júnior.

Já os adultos poderão participar das seguintes provas: Campeonato Cavalo/Égua Júnior, Campeonato Cavalo/Égua Jovem, Campeonato Cavalo/Égua, Campeonato Cavalo /Égua Adulto(a), Campeonato Cavalo/Égua Sênior.

Caso o número de animais inscritos até 36 meses for acima de 76 animais, ficam criados os campeonatos “Graduado” e “Master”.

Os animais serão avaliados por três árbitros e vence o cavalo que tiver a maior somatória de pontos nos quesitos de marcha e morfologia.

Marcha Batida

Para entender melhor a marcha batida, o pé esquerdo do animal vai junto com a mão direita; e o pé direito vai junto com a mão esquerda. Lembrando sempre que nunca há perda de contato com o chão, pois a marcha batida tem movimentos diagonais exatos. Nela, o andamento do cavalo  é mais amplo e elástico, proporcionando rendimento de melhor qualidade ao animal, sempre mantendo a atitude, o estilo e a regularidade na apresentação.

Assista ao vídeo de divulgação do 31º Campeonato Brasileiro de Marcha Batida:

 

Por Bárbara Siviéro | Canal Rural