25º Leilão Virtual Fazenda Brasília

25º Leilão Virtual Fazenda Brasília

Programa Leilões | Canal Rural
Fone: (43) 3373-7077

Abertura: 17/10/17 | 21:00

Encerramento: 17/10/17 | 0:00

Raça: Gir PO

Forma de Pagamento: A consultar

Frete: A combinar

Mais de 50 anos de seleção da Fazenda Brasília estarão à venda nesta terça

Plantel de Rubens Peres ofertará mais de 30 lotes de fêmeas Gir Leiteiro

Classificado como a raça zebuína mais antiga do mundo, segundo sugestões de literatura hinduístas e partilhada por muitos historiadores, o Gir Leiteiro cativa pelo olhar, pela morfologia e pela pelagem diferenciada das demais raças. A conformação da cabeça, o perfil ultra convexo, que se assemelha com búfalos, as orelhas compridas e o formato elíptico dos olhos com pregas de pele coloca o animal como um dos principais produtores de leite. São 150 milhões de propriedades envolvidas na arrecadação desse produto, segundo dados levantados pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

Uma dessas propriedades foi formada pelo pecuarista Rubens Peres, no ano de 1955, na cidade de São Pedro dos Ferros, no Vale do Rio Doce (MG). Estamos falando da Fazenda Brasília, que no auge dos seus 56 anos de seleção é administrada pelo criador Flávio Peres, filho desse grande mestre.

Fazenda Brasília vista de cima/Divulgação

Uma comprovação desse seleção está no resultado de sua produção. Se na década de 60 a média de leite na lactação das vacas era 2.076 kg, hoje esse índica supera os 9.000 kg! As 300 vacas do plantel expressam o trabalho focado na pressão de seleção para produção de leite e nas mais modernas tecnologias.

Além de fêmeas comprovadas, os machos da Fazenda Brasília atualmente se encontram nos principais bancos de sêmen do Brasil: Diamante TE de Brasília e Gengis Khan de Brasília, na ABS Pecplan. Enquanto isso, Modelo TE de Brasília e Expoente TE de Brasília (Grande Campeão Megaleite 2016), ficam na Alta Genétics, banco construído para atender todas as exigências da Organização Mundial de Saúde Animal e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil.

E será toda essa genética e qualidade comprovada que será leiloada no dia 17 de outubro, às 21h, com transmissão exclusiva do Canal Rural. A Fazenda Brasília colocará à disposição dos clientes compradores 33 lotes da raça Gir Leiteiro, sendo dois deles prenhezes de doadoras renomadas. Uma delas é de Ovação FIV de Brasília (com Livre Acasalamento), Campeã e Melhor Úbere Vaca Jovem Torneio Leiteiro Nacional/2017 e maior produção Vaca Jovem Ranking ABCGIL 16/17 com marca de 62,296 kg/leite, sendo a 3ª maior produção na categoria Vaca Jovem na história do Gir Leiteiro.

Ovação FIV de Brasília – Vendedores: Fazenda Brasília e Agronegócios 2B LTDA

A outra prenhez ofertada será de Maringá FIV de Brasília (com C.A. Sansão), atual Grande Campeã (Pista e Torneio) da Nacional 2017. Maringá é a principal doadora do plantel da Fazenda Brasília e tem na sua linha alta Jaguar do Gavião e na sua linha baixa Ímpar de Brasília. Maringá produz 11.342 kg de leite e tem previsão de parto para maio de 2018.

Os demais lotes serão todos de fêmea e confirmam o pedigree consistente, a conformação leiteira e o alto desempenho produtivo do plantel da Fazenda Brasília.

Fêmeas do plantel Fazenda Brasília/Divulgação

Para mais informações entre em contato com a leiloeira responsável pelo remate: Programa Leilões.

Por: Bianca Sandrine | Canal Rural