23º Edição Leilão Nova Era VRJO 2018

23º Edição Leilão Nova Era VRJO 2018

Programa Leilões | Canal Rural
Fone: (43) 3373-7077

Abertura: 28/04/18 | 21:00

Encerramento: 28/04/18 | 23:59

Raça: Nelore

Leilão Nova Era VRJO: 23 anos presente na ExpoZebu

Tradicional remate de Nelore abre a rodada de negócios da ExpoZebu 2018 com genética centenária, avaliada e evoluída

Ao longo de 84 anos, a ExpoZebu vem registrando o progresso das raças zebuínas. Se hoje o Brasil é referência mundial na difusão de genética melhoradora, avançadas tecnologias e, principalmente, na produção e exportação de carne bovina é porque no passado homens de visão ajudaram a mudar os rumos da pecuária nacional.

Ao falarmos do Nelore, a marca VR é unanimidade. Com 104 anos de existência, o trabalho iniciado por Vicente Rodrigues da Cunha e incrementado por Torres Homem Rodrigues da Cunha (um dos baluartes da importação de 1962) segue em constante melhoramento graças ao engajamento dos familiares que, de geração em geração, dão continuidade ao legado deixado pelos antecessores.

A VRJO, terceira geração da família VR, iniciou a sua própria seleção há 49 anos. O pecuarista José Olavo Borges Mendes é casado com Maria Helena Cunha Mendes, filha do saudoso criador Torres Homem Rodrigues da Cunha. Sempre dedicado e apaixonado pelo campo, José Olavo conta com o apoio dos filhos Fred, Rafael e Júnior, para tocar o projeto pecuário. Com critérios bem definidos, rigorosa avaliação genética e modernos métodos de manejo, o criatório vem colhendo ótimos resultados.

Como já é tradição, os frutos desse trabalho serão apresentados na ExpoZebu. O Leilão Nova Era VRJO chega a sua 23ª edição. No início esse era um remate apenas de embriões (foi um dos primeiros do país nessa modalidade e a VRJO foi também pioneira na transferência de embriões in vitro), mas hoje todas as categorias compõem o evento: prenhezes, matrizes elite e touros provados.

Todos os lotes à venda são avaliados e com DEP’S positivas no PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos).

Na bateria de prenhezes, um dos destaques é Mayara FIV da VRJO, considerada a principal doadora da atualidade do plantel VRJO. Matriz TOP 3% no PMGZ, filha do Nobre TE da Primavera na melhor neta da Musa da Sete Estrelas (Duanah 1 TE Genetron). Acasalada com o REM Armador, líder do Sumário de Touros ANCP 2016, vai transmitir à sua progênie desempenho em ganho de peso, fertilidade e precocidade sexual e de carcaça. Um casal de prenhez TOP 0,5% será disponibilizado.

Mayara FIV da VR JO: melhor doadora da seleção de José Olavo Borges Mendes

Jovens matrizes cuidadosamente apartadas vão abrilhantar o leilão. Todas emprenharam aos 13/14 meses de idade, ressaltando a precocidade sexual do rebanho. A previsão de parto das novilhas à venda é para o próximo mês de maio. A nova safra que está prestes a chegar será TOP 0,5% no PMGZ.

Uma das reservas da VRJO é Tuya FIV da VRJO. Uma filha da importante doadora Jorgia FIV da VRJO com Bitelo DS. É família Ortografia CS em pista! Tuya se destaca pela beleza racial, excelente pedigree para ser trabalhado, além de ótimas características exteriores. É TOP 1% no PMGZ e segue prenha do REM Armador.

Tuya FIV da VR JO está prenha do REM Armador e a sua produção será TOP 0,5% no PMGZ

O lote duplo composto por Usher FIV da VRJO e Urbano FIV da VRJO é mais um destaque absoluto.

Com 8 meses, o casal descendente do REM Armador (touro cabeceira do Sumário de Touros da ABCZ) e da doadora Rani FIV da VRJO também é TOP 0,5%.  Pelo histórico dos pais é possível dizer que esse é um lote de dois animais e uma única promessa: sucesso em pista e como doadora e reprodutor.

Lote duplo imperdível: Usher FIV da VRJO

 

Lote duplo imperdível: Urbano FIV da VRJO

Para quem busca touros melhoradores, capazes de encurtar o ciclo de produção, uma das opções é Teixo FIV da VRJO. Reprodutor TOP 1%, que exibe uma circunferência escrotal de 40cm e possui ótimo desempenho para as características de peso ao ano, peso ao sobreano, total maternal e intervalo entre partos. Filho do Brado S.Marina e da Mayara FIV da VR JO, Teixo é um touro bonito, com ossatura forte, comprido e muito bem equilibrado. Foi selecionado para o PNAT 2018 (Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens).  A VRJO vai abrir mão de 50% do animal.

50% à venda do Teixo FIV da VRJO: retorno de investimento garantido

Além da VRJO, mais oito convidados especiais vão exibir genética de ponta no leilão: Antônio Paulo Abate, Agropecuária 2L, EAO Empreendimentos, Fazenda Mata Velha, João Carlos Di Genio, Nelore Paranã, Agropecuária RS e Terra Brava Agropecuária.

Os criadores presentes na ExpoZebu estão convidados à prestigiar um dos mais tradicionais leilões de genética Nelore do Brasil com qualidade centenária. Será no dia 28 de abril, no Tatersal Rubico Carvalho, situado no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG). Os neloristas que não puderem comparecer é só sintonizar o Canal Rural. A partir das 21 horas estaremos ao vivo para todo o Brasil. Contamos com a sua audiência!

Por Paula Sant’Ana | Canal Rural